top of page

Ana Castela, Henrique & Juliano e mais: como foi o 2023 do sertanejo

  • Foto do escritor: João Pedro Rehberger Marangoni
    João Pedro Rehberger Marangoni
  • 28 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Comandado pela jovem cantora de 20 anos, gênero continua o mais popular do Brasil



Vai ano, vem ano e o sertanejo continua o gênero mais ouvido do Brasil. Dos cinco artistas mais ouvidos do país, quatro fazem parte do sertanejo. Em 2023, o público se viu apaixonado por Ana Castela, que liderou os índices do gênero musical. A jovem sul-matogrossense não só foi a artista brasileira mais ouvida no Spotify, como também deu voz à Nosso Quadro, música mais ouvida pelos brasileiros na plataforma. Além disso, Ana Castela também emplacou parcerias que resultaram em grandes sucessos, como Bombonzinho, com Israel & Rodolffo, e Duas Três, com Guilherme & Benuto.



Já Henrique & Juliano seguiram como uma das duplas sertanejas mais aclamadas do país, ficando apenas atrás de Ana Castela entre os artistas mais ouvidos do Brasil no Spotify. O hit da dupla que mais bombou foi Traumatizei, do álbum To Be Ao Vivo Em Brasília, com mais de 200 milhões de plays no Spotify. A dupla ainda conta com mais de 15 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.



A rainha do sertanejo, Marília Mendonça, segue firme e forte nos corações de todos os brasileiros. A cantora teve um álbum póstumo lançado em 2023, Decretos Reais, que não só foi indicado ao Grammy Latino, como também venceu a categoria de Melhor álbum de música sertaneja. Uma das músicas do álbum é o hit Leão, que foi a segunda mais ouvida no Spotify e a primeira mais ouvida no Brasil considerando outras plataformas. Marília foi a quarta artista mais ouvida em 2023.



Como último destaque, mas não menos importante, Jorge & Mateus ficaram na quinta posição entre os artistas mais ouvidos do Brasil. Em 2023, a dupla nascida em Itumbiara lançou o single Dói e teve 5 Regras como a música mais ouvida. Jorge & Mateus também alcançaram 10,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify e quase 15 milhões de inscritos no YouTube.



Eventos


Em 2023, o sertanejo foi marcado por diversos shows e eventos que carregaram multidões pelo Brasil. Em agosto, a Festa do Peão de Barretos, maior evento do gênero na América Latina, fez a cidade do interior de São Paulo transbordar com apresentações dos cantores mais aclamados do país. Também houve as etapas do Circuito Sertanejo pelo Brasil, com apresentações em Londrina (PR), na ExpoLondrina, em Ribeirão Preto (SP), no Ribeirão Rodeo Music, em Pedro Leopoldo (MG), no Pedro Leopoldo Rodeio Show, em Jaguariúna (SP), no Jaguariúna Rodeo Festival, e em Caldas Novas (GO), no Caldas Country Festival, além da já mencionada Festa do Peão de Barretos. As etapas foram televisionadas pela Rede Globo, que também trouxe em sua programação de fim de ano o tradicional Show dos Amigos


Já Uberlândia (MG) sediou mais uma edição do Festival Camaru, evento sertanejo tradicional da cidade mineira e que recebeu cantores como Gustavo Mioto, Luan Santana e Maiara & Maraísa. 


Outros acontecimentos


A cantora Simone Mendes, que fazia dupla com sua irmã Simaria, entrou em evidência com a sua carreira solo em 2023. Isso se deve, principalmente, à sua música Erro Gostoso, que lhe rendeu o prêmio de Música do Ano na premiação Melhores do Ano, da Rede Globo. O hit ainda foi o terceiro mais ouvido do Brasil no Spotify.



Já a dupla Zé Neto & Cristiano, apesar de não ter aparecido entre os cinco artistas e as cinco músicas mais ouvidas do país, tem muitos motivos para comemorar. Os sertanejos tiveram o álbum mais ouvido do Brasil, Escolhas Vol. 2. Além disso, Zé Neto sobreviveu a um grave acidente de trânsito no início de dezembro, ficando apenas com algumas fraturas. Dessa forma, a dupla promete seguir emocionando e alegrando os fãs desse gênero tão querido pelos brasileiros.



E claro, não podia ficar de fora da retrospectiva deste ano a música Escrito Nas Estrelas. Originalmente cantada por Tetê Espíndola e lançada em 1985, a canção ganhou destaque graças a um vídeo da ex-jogadora de vôlei Márcia Fu. A atleta participou na 15ª edição do reality show A Fazenda, da Record TV, e viralizou nas redes sociais cantando a música. Com isso, a busca pelos ouvintes fez com que a canção interpretada pela sertaneja Luana Prado atingissem, agora em dezembro, a primeira posição do Top 50 - Brasil do Spotify.



Commenti


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page