Banda Venosa: 12 anos de história
- Betina Scaramussa
- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de set. de 2021
O quinteto uberlandense é referência no rock nacional
Amigos, música e banda. 12 anos. Há mais de uma década, um grupo de amigos se juntou para fazer aquilo que mais gostava: cantar e tocar. Desde então, subiram nos palcos de Uberlândia e cidades vizinhas levando as maiores canções do Rock nacional e internacional. Em abril deste ano, a banda Venosa completou 12 anos. Formada pelo vocalista Hugo Barata, o guitarrista José Guilherme, o baixista Júnior Oliveira, o tecladista Guilherme Vidal e o baterista João Guerra, o grupo já subiu aos palcos de grandes festivais nacionais.
Conhecidos de palco, o quinteto se uniu para trazer o Rock para o cenário uberlandense. Em 2009, deram início a carreira da banda. O nome Venosa surgiu após Hugo ver um livro que o sobrenome do autor é Venosa, pesquisou o significado e identificou que aquele nome iria pertencer ao grupo de amigos. A banda gravou clipes, covers e se apresentou em diversas cidades da região, como Goiânia, Juiz de Fora, Rio Quente, entre outras.

História
A banda começou com covers e hoje possui diversos projetos autorais. Um deles é o primeiro projeto, o Venosa: Uma Ópera Rock, lançado em 2018. Uma das canções que compõem o álbum é Quem tá perdendo é você, que contou com a parceria do cantor Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas. Outra canção que virou clipe foi a música Fases. Juntos, os clipes somam mais de 12 mil visualizações no Youtube.
Em doze anos, a Venosa conquistou fãs que contribuíram para essa jornada. A música De Volta pro Céu foi uma gravação acústica em comemoração pelo aniversário do fã clube da banda. A canção foi uma das escolhidas pelos admiradores da banda. Além disso, o “Venosa Lá em Casa” também foi um projeto que os fãs podiam ter a banda tocando no jardim de casa.
Uma das marcas registradas da banda é a participação em grandes festivais. Em Uberlândia, a banda participou dos eventos Degusta, Quinta dos Infernos e em apresentações em casas de shows. Em 2013, o quinteto venceu o concurso de bandas para tocar no João Rock, festival realizado desde 2002 em Ribeirão Preto, São Paulo. Em 2017, também participou do concurso da EDP Live Bands Brasil.
Outro festival que a banda participou da seleção foi o do Lollapalooza. No ano passado, a banda disputou uma vaga para se apresentar em um dos maiores eventos brasileiros. O concurso iria eleger bandas para participar do festival.
Entrevista
E tem mais banda Venosa no nosso canal no Spotify. No episódio, conversamos com o vocalista Hugo e o tecladista Guilherme sobre a situação dos músicos na pandemia. Confere lá.
Komentarze