‘Got Back’: Paul McCartney inicia hoje (30) turnê pelo Brasil
- Caio Alves
- 30 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2024
Ex-beatle retorna aos palcos brasileiros depois de quatro anos
O astro da música, Paul McCartney, realiza, nesta quinta-feira (30), às 20h30, a estreia oficial de sua turnê pelo Brasil, Got Back. O primeiro show do cantor em terras brasileiras, desde 2019, aconteceu, de fato, na última terça-feira (28), no Clube do Choro, em Brasília, mesma cidade do show de hoje. A “surpresa” foi presenciada por cerca de 200 fãs.
Depois da capital do país, o músico viaja para Belo Horizonte, a fim de tocar nos dias 3 e 4 de dezembro, na Arena MRV. Os outros shows acontecem no Allianz Parque, em São Paulo, nas noites de 7, 9 e 10; no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, no dia 13; e no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 16.
O eterno beatle iniciou sua série de shows em 28 de abril de 2022, na cidade norte-americana de Spokane e terminou a primeira parte da turnê na Inglaterra, em junho daquele ano. Depois, retornou à segunda seção em outubro de 2023 para novas datas na Austrália, México e, por fim, no Brasil.
Aos 81 anos, Macca - apelido que carrega desde os anos pré-Beatles - sobe aos palcos ao lado dos músicos Paul "Wix" Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr. (bateria), para a sua 9ª turnê em terras tupiniquins.
Relembre a carreira de sucesso
Paul McCartney é bastante lembrado por ter integrado uma das bandas mais influentes da história da música: The Beatles. Autor de sucessos como Hey Jude, Let it Be, Yesterday e Penny Lane, o multi instrumentista contribuiu, junto de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, para mudanças profundas no meio musical, a exemplo de cantar e gravar as próprias canções - práticas incomuns antes do surgimento dos garotos de Liverpool -; a popularização do rock psicodélico, com o lançamento dos álbuns Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band; manipulação e gravações ao contrário de fitas (backmaking); o ensaio de um novo tipo de música progressiva; entre muitas outras.
Com o fim da banda em 1970, Paul iniciou sua carreira solo, lançando, no mesmo ano, o disco McCartney, seguido de Ram (1971), disco creditado a ele e à Linda McCartney, com quem era casado. Em 1971, formou a banda Wings, com a qual lançou álbuns memoráveis, a exemplo de Band on the Run (1973), Venus and Mars (1975) e Wings at the Speed of Sound (1976). O grupo se desfez em 1981, depois de Paul lançar McCartney II no ano anterior, seu segundo álbum solo, e o guitarrista Denny Laine deixar os Wings, durante as gravações de Tug of War (1982), que acabou sendo o terceiro lançamento solo de McCartney. Tal disco é lembrado como o seu primeiro desde a morte de John Lennon, 8 de dezembro de 1980, que Paul homenageia com a canção Here Today.
Nos anos 1980, o músico lançou diversos sucessos: Say Say Say e The Man, ambos ao lado de Michael Jackson; No More Lonely Nights, contando com um solo memorável de David Gilmour, famoso guitarrista do Pink Floyd; e o disco Flowers in the Dirt, que rendeu críticas positivas com as faixas My Brave Face, This One, Put it There e Figure of Eight.
O dia 20 de abril de 1990 ficou marcado como a data do primeiro show de McCartney no Brasil, realizado no Maracanã. Sua segunda apresentação no estádio, no dia seguinte, atingiu um público de 184 mil pessoas, recorde que entrou para o Guiness Book. Na ocasião, o artista estava em uma turnê mundial para divulgar o álbum Flowers in the Dirt.
Off the Ground (1993) e Flaming Pie (1997) são seus discos mais lembrados da década de 1990, com destaque para o último, coproduzido por Jeff Lynne, da banda Electric Light Orchestra, e que trouxe sucessos como The World Tonight, Young Boy, Calico Skies, Heaven on a Sunday e Beautiful Night.
Dos anos 2000 até hoje, Paul McCartney lançou seis álbuns de estúdio, com destaque para Chaos and Creation in the Backyard, Kisses on the Bottom e McCartney III. Este último fecha a trilogia de álbuns de “um homem só” do ex-beatle - entre aspas, devido às raras contribuições de outros artistas.
Recentemente, no dia 2 de novembro de 2023, McCartney, juntamente de Ringo Starr, presentearam os “beatlemaníacos” ao lançarem Now and Then, canção composta e gravada por John Lennon em meados dos anos 1970. O lançamento foi realizado em nome dos Beatles, visto que Paul, George e Ringo se reuniram em 1994, durante o projeto Anthology, para trabalharem na música, desistindo, porém, por conta da dificuldade de separar a voz de Lennon do piano. A segregação de voz e piano foi possível com o auxílio da inteligência artificial comandada por Peter Jackson, que também a usou para dirigir o documentário The Beatles: Get Back, de 2021.
Now and Then foi sucesso instantâneo, estreando e alcançando o primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido. A primeira canção dos Beatles desde 1996 foi vendida com o slogan de “a última da banda”, mas fãs desconfiam se realmente não existem outras engavetadas.
コメント