Palco Móvel leva diversidade cultural de Uberlândia ao bairro Luizote de Freitas
- 4Estações
- há 15 horas
- 3 min de leitura
Iniciativa da Prefeitura Municipal promove acesso gratuito à cultura em diferentes regiões da cidade
por Lorenza de Lorenzo e Mateus de Oliveira

No dia 13 de julho, a Feira Livre do bairro Luizote de Freitas, em Uberlândia, recebeu mais uma edição do Palco Móvel, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento trouxe diversas atrações musicais, de forma gratuita, ao público que frequenta a feira.
Idealizado pela Prefeitura de Uberlândia, o Palco Móvel tem como objetivo democratizar e valorizar a cultura local. A estrutura consiste em um veículo adaptado que se transforma em palco, funcionando como uma plataforma multiuso para os eventos culturais realizados em diferentes regiões da cidade. Desde o início de 2025, as atrações acontecem nas feiras de domingo dos bairros, proporcionando música e entretenimento para quem frequenta o ambiente.
Em entrevista no local, o maestro da Banda Sinfônica Municipal, José Luiz Moreira Rodrigues, enfatizou a importância do evento para a cidade ao disseminar cultura e valorizar os artistas locais: “Tem gente na cidade que às vezes não sabe que tem uma banda municipal ou outros grupos”, atribuindo ao Palco Móvel a capacidade de mudar esse fato.
Atrações
Nesta edição, o público conferiu atrações de artistas e grupos de diversos gêneros musicais, entre eles, o Grupo de Metais da Banda Sinfônica Municipal, Édi Junior e Luciano, Marcinha, Guilherme Nunes, Ana Maroah, Marcelo Leal, Marcos Prata, Felipe Meneses e o Grupo Estilo RDS.
Marcelo Leal, conhecido também como Marcelo Silva, é baiano e forte defensor da música romântica e estreou no Palco Móvel com músicas de arrocha, sertanejo e MPB.“A gente percebe que o pequeno artista que está começando, muitas vezes, ele não tem muita ajuda. Mas isso aqui é uma mão na roda, né? A gente precisa muito desses incentivos”, explica o artista sobre o intuito do evento. Ele ainda acrescentou que “já era sem tempo esse trabalho [Palco Móvel] começar a ser feito. Faço votos que isso aconteça mais vezes, porque cultura enriquece”. Além de covers, Marcelo também escreve músicas autorais que podem ser encontradas em seu canal no YouTube.
Do rock ao MPB, Marcos da Prata começou a sua carreira fazendo covers dos Beatles no mesmo bairro em que se apresentou pela primeira vez no Palco Móvel. “Para mim foi muito boa essa oportunidade, porque estou podendo divulgar o meu trabalho, as minhas redes sociais e podendo fazer os shows aqui na região”, explica. Ao ser perguntado sobre o que achava a respeito do evento acontecer junto às feiras livres, o cantor compartilhou sua opinião: “Realmente é muito legal, porque você encontra pessoas de todas as classes sociais ali prestigiando o trabalho da gente, acompanhando, dando uma força. Isso valoriza muito o artista. O artista precisa muito disso, do apoio do público, do sorriso do público, da atenção do público. Isso é fundamental, é a gasolina que vai sustentando a gente”. No Instagram é possível encontrar mais performances do cantor e acompanhar o seu trabalho.
O projeto acontece aos finais de semana em diferentes regiões da cidade. Para saber onde e quando acontecerão as próximas edições e a programação completa, acompanhe o site e as redes sociais oficiais da Prefeitura de Uberlândia.
Comments