top of page

[Opinião] 4 artistas nacionais para ficar de olho em 2026

  • Foto do escritor: Lucas Ribeiro
    Lucas Ribeiro
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

Conheça alguns artistas que despontam como apostas para um ano promissor da música e da cultura brasileira


O Brasil está em alta! Desde o ano passado, os olhos do mundo estão voltados para nosso país e tudo parece ser apreciado e desejado lá fora: indicações ao Oscar (e até ao Framboesa de Ouro), artistas pop passeando por aqui e declarando seu amor pelas nossas terras e pelo nosso estilo de vida, além de hits nacionais viralizando no TikTok. Ser brasileiro virou a nova sensação do momento — e o fenômeno Brazilian Core promete continuar com tudo em 2026.


Mas, cá entre nós, por aqui sempre reconhecemos a excelência e a pluralidade da nossa cultura, e a música, claro, não fica de fora.


Por isso, trouxe para os leitores do 4Estações uma lista de artistas nacionais que entregaram trabalhos consistentes, criativos e que merecem atenção especial neste ano.


Lizandra


Cantora é conhecida como “a voz que acalma” e alcançou projeção nacional com seu EP “Releituras” | Foto: Divulgação
Cantora é conhecida como “a voz que acalma” e alcançou projeção nacional com seu EP “Releituras” | Foto: Divulgação

A cantora mineira viralizou na internet em 2022 com releituras de sucessos da música brasileira, como Vem Meu Amor, Por Você e Coisas Que Eu Sei. Dona de uma voz delicada e de muito carisma, Lizandra desponta como um dos nomes mais promissores da nova MPB.


Focada em apresentar seu trabalho autoral ao público, a artista anunciou recentemente o lançamento de seu novo álbum, Todas as Línguas, previsto para março deste ano.


O primeiro single do projeto já está disponível e o pré-save do álbum pode ser feito na sua plataforma de música favorita.


OUÇA CONFIA:



Marco Baptista


Músico já lançou dois álbuns e chamou atenção com sua versão de Eu Tenho Medo, sucesso de Zé Vaqueiro | Foto: Divulgação / Instagram
Músico já lançou dois álbuns e chamou atenção com sua versão de Eu Tenho Medo, sucesso de Zé Vaqueiro | Foto: Divulgação / Instagram

Desde o lançamento do single Chega a Doer, em 2020, Marco Baptista vem chamando atenção do público por sua voz marcante, letras íntimas e versões acústicas de canções já consagradas — entre elas Eu Tenho Medo, sucesso de Zé Vaqueiro, que aprovou e elogiou publicamente a releitura.


O cantor também já trabalhou com Túlio Airold e Victor Amaral, artistas indicados ao Grammy Latino, responsáveis pelos arranjos da canção Tô Bem, lançada em 2023.


Em outubro do ano passado, lançou MARCO, seu segundo álbum autoral — um trabalho que vale a audição atenta e que coloca o artista como um nome interessante para acompanhar em 2026.


OUÇA NÃO LIGO:



Rafa Rizze 


Artista traz influências do pop dos anos 2000 e do k-pop em suas músicas | Foto: Divulgação
Artista traz influências do pop dos anos 2000 e do k-pop em suas músicas | Foto: Divulgação

O pop nacional tem ganhado cada vez mais destaque no cenário brasileiro e também fora dele. Um dos nomes que representa essa nova fase e vem dando seus primeiros passos é Rafa Rizze.


A artista iniciou sua carreira como DJ e, agora, apresenta seu trabalho como cantora. Seu single de estreia, Foi Mal Aí, ultrapassou a marca de 100 mil visualizações no YouTube e abriu caminho para outros três lançamentos.


Influenciadora digital e fã declarada de k-pop, Rafa incorpora essas referências em seu trabalho mais recente, Love Bombing — uma faixa de letra chiclete que resgata a nostalgia do pop dos anos 2000. Se esse é o seu som, vale ficar de olho nos próximos passos da artista.


OUÇA LOVE BOMBING:



RODK


Marolas, EP de estreia de RODK, transporta o ouvinte para o mar com melodias conduzidas pelo violão | Foto: Divulgação / Instagram
Marolas, EP de estreia de RODK, transporta o ouvinte para o mar com melodias conduzidas pelo violão | Foto: Divulgação / Instagram

Ainda estreante, RODK (lê-se Rod Ká) chega ao cenário da MPB de forma discreta, mas com muito a dizer. Seu EP de estreia, Marolas, carrega uma atmosfera de fim de tarde à beira-mar, com letras reflexivas e intensas, embaladas por melodias suaves de violão.


Com apenas quatro faixas lançadas até o momento, o trabalho deixa aquele gostinho de “quero mais” e desperta curiosidade sobre os próximos passos do artista em 2026.


OUÇA CASTELOS NO AR:



Sem sombra de dúvidas, o cenário musical brasileiro está repleto de talentos, cada um à sua maneira. E ainda estamos apenas no início de 2026 — um ano que promete nos encher de orgulho na música, no cinema e na força da nossa brasilidade.


As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do 4Estações.

Comentários


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2025. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page