top of page

[Opinião] A importância do movimento de exportação da cultura brasileira

  • Foto do escritor: Josias Ribeiro
    Josias Ribeiro
  • 20 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2022

A indústria fonográfica nacional cresce nos serviços de streaming a cada dia que passa, seja no Deezer, Amazon Music ou Spotify, sendo o último o que obtém o maior número de ouvintes e detém um status de privilégio maior. Apesar do aumento dos preços a cada ano - o que não é novidade ao se tratar dessas plataformas, haja vista os preços exorbitantes da Netflix, por exemplo - os serviços de streaming mostram que os números de ouvintes mensais vem se tornando cada vez maiores.


Para se ter uma noção, a primeira música nacional a atingir o topo do Spotify Brasil foi Deixa Ele Sofrer, da Anitta, no segundo semestre de 2015, quase um ano e meio depois da estreia da plataforma no país. Atualmente, o Top 10 do Spotify Brasil é predominantemente composto por músicas nacionais. Observando o fenômeno que vem ocorrendo, é possível afirmar, com toda certeza, que a música brasileira está preparada para atingir posições nunca antes imaginadas. No final de 2019, por exemplo, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria comentando a dificuldade de músicas brasileiras atingirem posições fora das paradas nacionais. Já em 2021, não é mais novidade ver brasileiros em boas posições na parada global, acima de nomes grandiosos internacionalmente.


Top 10 do Spotify nacional com 90% das músicas de artistas nacionais,com a primeira posição atingindo quase um milhão de reproduções diárias | Imagem: Reprodução/Spotify

Ajudando a balancear as oportunidades para artistas que dificilmente conseguiriam contrato e abertura com grandes gravadoras, os serviços de streaming colaboram para uma grande disseminação da cultura nacional para fora das fronteiras. Além de mais de 80% das músicas presentes no Top 50 do Spotify nacional serem em português, nomes da música pop com alcance internacional vem incrementando ainda mais a brasilidade em seus trabalhos, apoiando a exportação da nossa cultura. Isso acontece com o olhar dos que vivenciam a nossa realidade, não do colonizador que deturpou e ofereceu uma visão totalmente errônea do que é o país.


A importância nacional do audiovisual


Anitta


Dispensando apresentações, Anitta além de entender sua importância para o cenário nacional fora do país, decidiu iniciar sua carreira internacional com um álbum totalmente voltado à cultura brasileira. Apesar de não possuir nenhuma música em portugues, o disco traz a nossa latinidade nas melodias e visuais, tendo em vista o que já vimos em Me Gusta e Girl From Rio.


Analisando tais decisões, é preciso admirar a coragem da artista em investir nesse conceito, haja vista a dificuldade que é para um artista latino se consolidar internacionalmente. Além disso, com suas colaborações com artistas latinos, os nossos vizinhos territoriais já entendem a importância dos brasileiros como público consumidor. Não à toa, vários artistas já estão criando laços e parcerias, antes inimagináveis, com artistas nacionais. Karol G, tida como a maior latina da atualidade nas paradas, já lançou música com Simone & Simaria e Léo Santana. As coleguinhas também lançaram recentemente uma música com Sebastian Yatra, além de outros crossovers, como a parceria de Kevinho e Tyga.



Pabllo Vittar


Além de ter grandes parcerias com artistas internacionais, como Thalia, Charli XCX, Lauren Jauregui e Tini, Pabllo Vittar também não abandonou as raízes nacionais. Já em busca de uma carreira internacional, a artista entendeu que a melhor forma de se inserir no mercado é exportando o que temos de melhor da cultura nacional.


Apesar de não ser sua grande aposta para se lançar lá fora, mas já servindo de cartão postal, recentemente Pabllo lançou seu último álbum de estúdio, Batidão Tropical, que tem o forró eletrônico - ritmo típico do nordeste brasileiro - como batida principal. Além disso, ainda há um remix do álbum da cantora Lady Gaga que está próximo de ser lançado que contará com participação de Pabllo.



Iza


Mesmo já tendo reafirmado a intenção de priorizar a estabilidade da carreira no nosso território, Iza sabe da sua importância e também vem apostando em trabalhos cujo impacto cultural seja um dos pontos importantes da sua discografia.


Gueto, último lançamento da cantora, além de ter importância para a comunidade negra, com inúmeros recursos representativos, traz, além das batidas pop tradicionais, ritmos fortes e únicos da música brasileira, como recursos do samba e toques de repique e timbal, instrumentos tradicionalmente nacionais.



Crescendo cada vez mais nos serviços de streaming e alcançando índices jamais imaginados, não só a música como a cultura brasileira de modo geral, vem tomando grandes proporções na indústria internacional. Além de ter uma audiência sólida que consome os nossos produtos, colocando músicas de forró como Meu Pedaço de Pecado de João Gomes no topo das mais ouvidas nacionalmente, ver artistas como Anitta, Pabllo e Iza elevar a beleza e realidade brasileira para uma audiência internacional precisa ser louvável.

 

As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do 4Estações.

コメント


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page