A importância da música durante o período de isolamento
- 16 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Se manter trancado em casa nunca foi fácil, mas e quando isso se torna necessário? A quarentena se fez essencial no mundo todo quando os casos de COVID-19 começaram a se alastrar e, com a ausência de uma vacina ou possível cura, ficar em casa confinado é a melhor solução para manter-se seguro, assim como as pessoas que você ama.

Em tempos de pandemia, uma pergunta acaba surgindo, como manter a saúde mental em dia? O pesquisador coloradense Molly Warren, em uma entrevista ao site do Centro de Valorização da Vida (CVV), explica que a música é uma grande aliada em momentos de recuperação de traumas, além de ser um ótimo regulador emocional, sendo um potente ativador de memórias, auxiliando em momentos ruins. Além disso,ajuda no processo emocional e mental dos seres humanos, proporcionando um estado de bem estar e concentração cerebral. Em uma matéria do mesmo site, acentua-se que a música age no neocórtex cerebral, acalmando e reduzindo o estado de ansiedade e controle de sentimentos.
Portanto, em épocas de pandemia em que estar “preso” em casa é a melhor solução, essa mudança repentina pode afetar algumas pessoas, causando muita ansiedade e descontrole emocional, além do stress. Deste modo, a música é uma potente aliada nestes tempos difíceis para o controle emocional da ansiedade, depressão, além do ato de tocar instrumentos musicais pode ser um ótimo passatempo para pessoas com esses quadros psicológicos, servindo também como uma forma de se expressar e aliviar a tensão do dia a dia. Além disso, uma boa dica é que em momentos de ansiedade, músicas mais tranquilas, aliadas a uma meditação ou massagem, podem desestressar e aliviar a mente das preocupações e medos do que ocorre no mundo lá fora.
Commentaires