top of page

As Dificuldades de Crescimento no Mercado da Música Sertaneja

  • Foto do escritor: Túlio Daniel
    Túlio Daniel
  • 20 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de jul. de 2019

A música sertaneja, por ser uma das mais antigas e tradicionais no território brasileira, acaba por se tornar uma das mais comuns e mais procuradas por cantores estreantes na área e que estão iniciando no mercado da música. Entretanto, as dificuldades encontradas pelos cantores, que vão desde localidade até investimento e credibilidade, se tornam o limite para o crescimento e o sucesso de quem vive do sertanejo.


Goiânia


Num mercado cada vez mais concorrido, pessoas anônimas com seus talentos específicos tentam conseguir seu lugar em meio a grande circulação de novidades e músicas. Pensando em como se lançar nesse meio, uma solução atraente para muitas pessoas se dá na capital do estado de Goiás. Goiânia, também conhecida como o berço de talentos por revelar grandes nomes do sertanejo como Zezé di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo e Bruno & Marrone, hoje atrai pessoas de todos os cantos do Brasil, também pelo fato de se localizar no centro do país e por abrigar as maiores empresas da música sertaneja. Janaynna Targino, em entrevista para o UOL, afirma que hoje Goiânia é a São Paulo de dez anos atrás: “antigamente todo mundo queria ir pra São Paulo porque era lá que tudo acontecia. Hoje todos querem vir pra Goiânia. É aqui que está tudo acontecendo no mercado sertanejo”.

Villa Mix Festival Goiânia | Fonte: www.radiosucessofm.com.br

O empresariado da música sertaneja


A principal dificuldade encontrada por cantores emergentes se dá em investimentos e chances com gravadoras e empresários. Hoje, grandes empresas de produção e agenciamento de carreiras formam impérios e tornam-se o sonho de muitos cantores e compositores, pois gerenciam as principais vozes do país e geram milhões de reais por ano. As principais que atuam no mercado são a FS Produções Artísticas, comandada por Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, possuindo no seu casting Lucas Lucco, Thaeme & Thiago e Marcos & Belutti; a Workshow, empresa de Wander Oliveira localiza em Goiânia com um casting dos maiores artistas da atualidade, como Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano e Maiara & Maraisa; a AudioMix, também de Goiânia, que conta com Jorge & Mateus, Humberto & Ronaldo, Wesley Safadão, Alok e Simone e Simaria; e a Talismã Music, do cantor Leonardo, que gerencia Eduardo Costa, Trio Parada Dura, Zé Felipe e teve papel fundamental no sucesso de Paula Fernandes. Para o cantor Jhonatas Ferreira, da dupla Deivid e Davi, que já possui 17 anos de carreira, uma das maiores dificuldades é gravar um belo CD e colocá-lo nas rádios para executar: “o sertanejo sempre foi difícil de ingressar, antigamente as gravadoras investiam nos artistas, hoje o artista ou um empresário é quem investe”.


Jean Galeano, cantor de São Paulo, ex dupla Jean e Marcos e atualmente Jean Carlo Solo, concorda que a principal dificuldade se encontra no empresariado. “Sem apoio dificilmente se chega em algum lugar, porque eu penso que não adianta só cantar, a carreira tem que ser vista como empresa, levar a sério. Escolher bem quem vai te representar é um fator importante”. Para o cantor a aptidão de um artista se tornou segunda opção, não havendo mais critérios exigidos aos cantores. “Hoje não precisa ter talento, basta ter grana que o talento facilmente fica pra último plano”, afirma ele.

Jean Carlo | Divulgação

O pontapé inicial e a inovação


Uma ajuda no início de carreira é fundamental para o reconhecimento dos cantores. Jean e Marcos foram lançados no Gugu Liberato no início da década de 90 pela Promoart, gravando cinco discos com mais de cinco milhões de cópias vendidas, dessa forma, os programas televisivos se tornam a grande porta de apresentação e conhecimento dos cantores para o mundo. Hoje, as redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais para disseminação de conteúdos novos e cantores emergentes, mas os velhos barzinhos continuam a ser os primeiros palcos de quem está se iniciando, e não é diferente com o cantor Kevyn Nascimento, da dupla Kevin Muller & Marcelo, que completa seus primeiros oito meses de carreira. “Juntamos uma grana para comprar equipamentos de som (mesa, caixa acústica e cabos) e fomos batendo de porta em porta em barzinhos para arrumar locais para tocar, por 100, 150 reais para dividir em 4 pessoas”, conta o músico. Para ele, não há uma dificuldade específica visto que o mercado sertanejo é um dos mais promissores e fáceis de entrar, principalmente em São Paulo, onde mora, já que a maioria dos bares colocam e recebem cantores sertanejos.

Apresentação da dupla Deivid & Davi no Programa do Ratinho | Fonte: rede social do cantor

Num meio tão competitivo como o do sertanejo, a inovação é uma grande chave para o sucesso, seja através de videoclipes chamativos, shows diferenciados ou mistura de ritmos. Tanto Jhonatas quanto Kevyn apostam na dança como um diferencial. “Nosso foco principal é a galera da dança do Sertanejo, Arrocha e Vaneira Paulista. Como temos amigos que são professores de dança e o cara que faz dupla comigo também dança, aproveitamos isso para nos inserirmos no mercado, e neste momento estamos fazendo novas músicas voltadas para as coreografias dessa galera, músicas para serem utilizadas nestes campeonatos”, afirma Kevyn.


Persistência


Assim como qualquer sonho, a vontade de crescer e ingressar no mercado da música sertaneja necessita de bastante luta e persistência, mesmo em meio a tantas dificuldades. Jean Galeano afirma que o talento, a vontade e a humildade são características importantes para quem está iniciando, e Jhonatas Ferreira concorda, nos lembrando que o comprometimento com o público é um fator muito importante também. Além desses fatores, a busca por um empresário acaba por ser algo necessário, mas que não necessariamente precisa ser os grandes nomes da concorrência da música.

“Estudo, carisma e vontade de crescer. Se você tiver tudo isso e foco, você consegue crescer, não desista nunca, mesmo se estiver muito difícil, uma hora melhora, e sempre sorria. Se o show for para 1 ou 1.000 pessoas, faça da mesma forma, sempre com amor!” – Kevyn Nascimento.

-

Siga as redes sociais dos cantores citados na matéria:


Kevin Muller & Marcelo: https://www.facebook.com/kevinmulleremarcelo

Jean Carlo: https://www.facebook.com/JeanGaleanoCantor

Jhonatas Ferreira: https://www.facebook.com/jhonatasa.ferreira


コメント


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page