Mesmo com intercorrências, Festival Timbre realiza edição com qualidade consolidada há 12 anos
- Túlio Daniel
- 1 de out. de 2024
- 5 min de leitura
Primeiro dia de evento foi suspenso devido a forte chuva em Uberlândia; Banda Uó, Lamparina e Detonautas se apresentaram no domingo
No último final de semana (28 e 29/09), ocorreu, em Uberlândia (MG), mais uma edição do Festival Timbre. Celebrando 12 anos, o evento contou com artistas de nível nacional em sua line-up, com apresentações em dois palcos principais e, pela primeira vez, com transmissão simultânea em telões.
O primeiro dia de apresentações foi suspenso por causa da forte chuva que atingiu a cidade por volta das 16h. Flor Et e Natania Borges já haviam se apresentado e o público assistia o show de Brisa Flow quando a tempestade começou.
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os ventos atingiram 60 km/h. A tempestade de granizo, que durou cerca de duas horas, alagou diversos bairros, inclusive a avenida Rondon Pacheco, entrada principal do festival. De acordo com a Prefeitura Municipal, as precipitações tiveram registro acima dos 50 milímetros.
Ainda no sábado, a organização do evento informou a suspensão, já que não houve tempo hábil para que a equipe averiguasse toda a estrutura após o fim da chuva. “A decisão da organização se dá pensando na segurança e mobilidade do público, dos artistas e da equipe técnica e operacional”, informou a nota, que ainda comunicou que o evento seria mantido no domingo, com os ingressos adquiridos para o sábado sendo válidos para o segundo dia, assim como as fichas de alimentação e bebidas adquiridas.
Alguns artistas que já estavam em Uberlândia para as apresentações, como Djonga, Marina Sena e Marcelo Falcão, lamentaram o ocorrido em suas redes sociais, apoiaram a decisão da organização priorizando a segurança e declararam a intenção de retornar em outra oportunidade.
O segundo dia de evento aconteceu normalmente. Passaram pelos palcos principais nomes como Carolino, Rockão, Bia Nogueira e Lamparina. O Palco Sesc Hip Hop contou com apresentações de Dj Lidi Luz, Sertão da Farinha Podre, Dj Xuxu Rocha e outros.
Um dos grandes nomes do dia, Banda Uó performou sua turnê de retorno após seis anos de hiato. Com hits como Gringo, Faz Uó e Búzios do Coração, o trio formado por Mateus Carrilho, Davi Sabbag e Mel Gonçalves agitaram o fim de tarde do festival.
Em entrevista ao 4Estações, o grupo falou sobre como os anos de “vale night”, como brincam sobre a pausa da banda, contribuíram para o crescimento conjunto: “Todo mundo foi buscar sua musicalidade, sua própria identidade. Sempre quando a gente vai em caminhos diferentes a gente volta mais rico de experiência para podermos fazer essa turnê de reencontro, que é essa coisa linda”.
O retorno dos Uó foi com alta demanda e Mel Gonçalves celebra o sucesso: “É a prova de que a Banda Uó sempre foi um produto de qualidade, que a gente sempre teve identidade própria, que a gente sempre representou muita coisa e que tem gente que se inspira demais na gente, que se emociona e que está junto”.
Detonautas, donos de sucessos como O Retorno de Saturno e Quando o sol se for encerraram o festival com grande público, após Black Alien não se apresentar. Nesta segunda (30), o Timbre publicou uma carta aberta sobre a suspensão do primeiro dia de festival e sobre a falta da apresentação do rapper, que segue abaixo, na íntegra:
“Carta aberta do Festival Timbre 2024
Olá pessoal.
Neste difícil momento, gostaríamos de deixar uma coisa MUITO CLARA à todos: estamos trabalhando intensamente e o mais rápido possível para que você não seja prejudicado.
Estamos em constante contato com órgãos e autoridades competentes, bem como com as equipes dos artistas que não estão medindo esforços para que juntos viabilizemos uma nova data ainda este ano! Pedimos paciência para estruturarmos as melhores alternativas para vocês. Reforçamos nosso compromisso de não lesar ninguém!
O que aconteceu em Uberlândia na tarde de sábado (28/09) foi totalmente atípico e segundo especialistas em climatologia, a cidade não tem histórico recente de chuvas dessa magnitude para o período. Entre as 16h e 18h30, foram incríveis 50mm de chuva, com raios, trovões, granizo e rajadas de vento que chegaram a 66 km/h.
Esses acontecimentos causaram transtornos por toda cidade, inundando e bloqueando avenidas, causando apagões elétricos, além de queda de árvores e estruturas. Diante de tudo, não havia outra alternativa a não ser suspender as apresentações. Nossa prioridade foi a segurança de todos. Felizmente ninguém se feriu no evento e isso é o que mais importa no momento.
Após uma enorme força tarefa, conseguimos viabilizar as apresentações do segundo dia. Como percebido o festival estava lindo, sendo planejado por meses nos mínimos detalhes, com o objetivo de atender todos os pedidos do público, como por exemplo a transmissão simultânea dos shows e outras melhorias.
Sobre a apresentação do artista Black Alien
Gostaríamos de esclarecer com maior exatidão e transparência todos os fatos, em respeito a vocês.
Toda a equipe técnica já estava em Uberlândia com o som passado antes do início do festival. Porém, o artista que estava com logística aprovada e voo marcado para as 13h20 de domingo optou, sem nosso conhecimento, por não embarcar e adquiriu uma nova passagem para as 17h50.
Contudo, por motivos desconhecidos, o artista não conseguiu embarcar nesse novo voo. A partir desse momento nos mobilizamos prontamente, e em menos de 30 minutos, fretamos e deixamos à disposição do artista uma aeronave particular que decolaria de São Paulo às 19h, paga pelo Festival Timbre.
Monitoramos em tempo real o seu deslocamento, mas ao chegar na sala de embarque, o artista pediu que a decolagem aguardasse. Após quase 1 hora de espera, o mesmo decidiu por não embarcar e não realizar a sua apresentação, por não se sentir bem e por questões de saúde.
Para nós, não existia a possibilidade desse show não ocorrer e não medimos esforços para isso. Não conseguimos antecipar o anúncio, justamente porque tentamos todas as possibilidades até o último minuto. Mesmo que para um show no fim do evento. Quando tivemos a decisão final, outro artista já estava no palco. é
É importante ressaltar que nos solidarizamos com o artista e pedimos que todas compreendam a situação. Como dissemos acima, a saúde sempre deve vir em primeiro lugar. Porém, temos a obrigação de sermos transparentes, reafirmando nossa seriedade, profissionalismo e compromisso com o nosso público.
O Festival Timbre possui sua credibilidade construída ao longo de 12 anos de história e podemos afirmar que esse é o capítulo mais duro que já enfrentamos.
Novamente, pedimos a compreensão de todos em relação aos fatos ocorridos. Se você ama a música, se você quer mais cultura em nossa cidade, se você quer continuar descobrindo e se encantando com artistas que você só vê no palco do do Festival Timbre, continue nos apoiando.
Iremos divulgar novas informações o mais breve possível. Disponibilizamos um canal direto de comunicação através do e-mail sactimbre@gmail.com.
Uberlândia, 30 de setembro de 2024.
Você pode conferir mais fotos, vídeos e a entrevista com a Banda Uó no Instagram do 4Estações.
Commentaires