Manso Festival: lugar de música boa e gente de coração aberto
- Suianne Gonçalves
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2023
Saiba mais sobre o evento que conquistou Uberlândia

Aconteceu na quarta-feira (11) a última edição do festival Manso, realizado na Oficina Cultural de Uberlândia com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Dessa vez o festival teve a participação de Raphael Costa, Arthur Xará e Nubiato, três artistas independentes da região.
O evento, anunciado no mês de maio, teve três edições, todas realizadas na Oficina de Cultura de Uberlândia e tiveram o objetivo de divulgar e estimular a produção autoral de artistas da região, uma forma de promover a música independente no mercado cultural.
Para se inscrever, não haviam restrições quanto ao gênero musical, apenas era necessário que o artista possuísse músicas originais e fosse maior de 18 anos. Durante as três edições foram mais de 12 artistas no palco do Manso e, em cada edição, houveram premiações realizadas pela produção do evento.
A proposta do festival, além de fomentar a cena da música independente da região, foi criar um ambiente de troca de experiências e promoção da diversidade, por isso a escolha do local, algo muito evidente nesta última edição. Realizado na área externa do Centro Cultural, o palco, decorado com sofás, almofadas e luzes aconchegantes, ficou no nível do público que se encontrava aglomerado em uma meia lua sentados em cangas ou no próprio chão.
Outro detalhe pensado para trazer o foco para a música e criar um espaço confortável, foi separar a praça de alimentação, que foi montada ao fundo do espaço, e orientar que o público reservasse os momentos de apresentação dos artistas para prestigiar a arte.
Os shows da última edição foram cheios de energia, com lançamento de músicas novas e a interação dos artistas com o público, que se fizeram muito presentes. O público muito diversificado é outro destaque que mostra o sucesso da produção: crianças, pessoas mais velhas, universitários e pessoas LGBTQIA+.
Como forma de dar continuidade ao festival, a organização iniciou uma ação para receber doações e poder continuar realizando o trabalho de trazer visibilidade para a música local. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o evento e fazer parte desse projeto, acesse o Instagram oficial, @manso.udi.
Commentaires