O adeus a Moraes Moreira
- Betina Scaramussa
- 14 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Símbolo da MPB morreu aos 72 anos
Cantor, compositor, escritor, flamenguista, dono de mais de 40 álbuns musicais. Antônio Carlos Moreira Pires deixou um legado por onde passou. Dono dos sucessos Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Pombo correio e Sintonia, o artista morreu na última segunda-feira (13) vítima de um infarto fulminante em sua casa no Rio de Janeiro.
Baiano de origem, mudou para Salvador no ano de 1996, onde conheceu Paulinho Boca e Luiz Galvão. Anos mais tarde, eles se juntaram à Baby Consuelo e Pepeu Gomes, formando os Novos Baianos. O grupo fez sua estreia na pŕopria capital baiana com o show Desembarque dos bichos depois do dilúvio.
A banda fez a sua estreia nos discos em 1970, com o álbum É Ferro na Boneca. O grupo ficou nacionalmente conhecido pois apresentou uma nova proposta para a música brasileira. Na era pós-tropicalismo, que ficou marcada pelo uso de elementos musicais brasileiros, como samba e bossa nova, e os instrumentos das contraculturas americanas e inglesas, como as guitarras elétricas. Já instalados no Rio de Janeiro, em 1972, o grupo gravou um novo álbum na cidade maravilhosa, o Acabou Chorare, que inclusive faz parte da trilha sonora da atual novela das nove Amor de Mãe. O álbum é considerado um dos maiores clássicos da época e, em 2007, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil, um dos 100 mais discos da MPB.
Em 1973, o grupo lança Novos Baianos F.C fazendo referência ao local onde moravam, uma comunidade hippie em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A última canção do álbum era Dagmar,escrita por Moreira.
Depois dos sucessos com o grupo, Moraes Moreira optou por seguir carreira solo em 1975. Sozinho, lançou mais de 20 álbuns, com canções que marcaram as gerações da música popular. Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira é considerado um dos principais álbuns lançados pelo artista.
De tanto sucesso, Moraes ainda conseguiu espaço no Carnaval brasileiro. Ele é considerado um dos primeiros cantores de trio elétrico. No álbum 50 Carnavais apresenta músicas que embalaram os carnavais dos foliões do país inteiro.

Os Novos Baianos retornaram duas vezes com Moares, em 1995 e 2015. Na década de 90, fizeram shows e gravaram o DVD Infinito circular. Já na volta mais recente, também voltaram com a turnê para comemorar os 50 anos do grupo. Além da carreira musical, Moraes lançou dois livros. O primeiro em formato de cordel, com o título A história dos Novos Baianos e outros versos. A união com a música e o povo nordestino foram base para a sua segunda obra, Sonhos elétricos.
Além de toda a sua vitoriosa carreira musical, Moraes ainda se declarava para o rubro negro carioca. Em um dos seus discos solos, ele vestiu a camisa do Flamengo para fotografar a capa do álbum. O flamenguista utilizava os acontecimentos do clube para compor suas canções, como a saída de Zico do Flamengo na época.
Moraes Moreira, mesmo com sua partida continua sendo uma das grandes referências para a MPB. Sua guitarra, suas palavras e emoções serão lembradas para sempre na música nacional.
Comments