[Opinião] Se eu tenho voz, porque me calar?
- Betina Scaramussa
- 27 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Arte da expressão dos sons. Combinação harmoniosa de vozes. O significado de música nos dicionários perpassa aquilo que ela é: expressão. A música tem o poder de mostrar aquilo que o artista quer passar por meio da sua mensagem. Muito além dos palcos, artistas também são pessoas que, assim como você, desempenham papéis importantes na sociedade civil.
Desde o ano passado, o mundo está em uma situação que a nossa geração não conhecia. A pandemia do coronavírus trouxe inseguranças na economia, na saúde e na política. Esta última, com enfoque muito grande em discussões de partidos e figuras políticas. Com um país cada vez mais mergulhado na disputa de quem serão os próximos representantes brasileiros, artistas têm se posicionado e participado cada vez mais desse tema. Mas, vem cá, os músicos têm que se posicionar?
Voltando à história, na década de 60, os brasileiros conheceram um dos principais movimentos da Música Popular Brasileira. A Tropicália era a mistura de sons brasileiros com várias tendências da cultura jovem mundial, como o rock e a guitarra elétrica. O movimento contou com a participação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, entre outros. A Tropicália surgiu em plena Ditadura Militar, onde os artistas lutavam contra a presença dos militares no poder. A música Cálice, de Caetano, foi um dos símbolos da resistência desse período e ilustrou, por meio de metáforas, a repressão do governo autoritário.
Brasil, 2021. Artista envolvido em operação da Polícia Federal.
Artistas e músicos compreendem uma parte influente da sociedade. Por meio de suas músicas, atitudes e posicionamentos, conseguem falar com diversos públicos. Essa visão de potencialidade dá a dimensão que essas pessoas conseguem atingir. Artistas podem decidir se querem interferir e comentar algo ou não. É direito deles.
Porém, o poder de influência que a sociedade oferece a esses artistas traz uma cobrança com qualquer atitude que eles desempenhem. Artistas são considerados pelo prestígio social como “ídolos”, inspiram pessoas e mudam gerações. Sendo assim, é preciso olhar o papel que cada músico tem e terá na história. Momentos de crises revelam quem são os verdadeiros ídolos das próximas gerações.
A responsabilidade social que artistas carregam irão influenciar pessoas que serão impactadas pela fala, gesto e posicionamento. Vivemos em um país polarizado, é preciso que cada vez mais pessoas que inspiram tenham a consciência de que são responsáveis pelo que falam.
A arte é uma forma de contestação. A música propicia vozes para diferentes problemas que, na maioria das vezes, é ignorado pelo poder público. Expressar sua opinião tendo seu posicionamento baseado na ciência e nos fatos é uma forma de inspirar novas gerações para além do ritmo. A voz do artista não pode ser só expressa em períodos eleitorais ou de crise, ele pode utilizá-la para romper barreiras diariamente. Afinal, caro leitor, se eu tenho voz, porque me calar?
As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do 4Estações.
Comments