[Opinião] De Radiohead a Cássia Eller, ‘A Vida Pela Frente’ constrói narrativa recuperando músicas dos anos 90
- 4Estações
- 23 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Seriado da Globo Play ficou conhecido por usar sucessos da época para representar a trama
por Gabriela Goulart
A Vida Pela Frente, série criada por Leandra Leal para a Globoplay, conta com 10 episódios e retrata a vida de um grupo de estudantes de uma prestigiosa escola particular do Rio de Janeiro afetados por uma tragédia envolvendo uma amiga.
Beta, personagem interpretada por Flora Camolese, é quem morre no primeiro episódio, durante uma festa de formatura, deixando para os amigos e a audiência um mistério que será desenvolvido durante o enredo.
Além do ritmo estiloso, roteiro inteligente e fotografia única, o seriado conta com uma trilha sonora que, por si só, é marcante e se torna um de seus pontos mais memoráveis.
Ao apostar no fim da década de 1990 como ambientação, A Vida Pela Frente usa sucessos da época para representar a trama. Afinal, escutar o ínicio da guitarra de Creep, do Radiohead nos primeiros segundos da série e, em alguns minutos depois, o clássico Palavras ao Vento, da Cássia Eller, cantado por uma roda de adolescentes em uma praia carioca, faz com que a audiência enxergue a narrativa cheia de estilo e delicadeza.
A obra também abraça o universo caótico noventiano pensado por Leandra Leal com Lança-Perfume, sucesso de Rita Lee e Caio no suíngue; e o funk carioca, de Pedro Luís e a Parede, tocados para animar uma festa de 18 anos.
A música aqui funciona como condutor essencial das cenas, se desenvolvendo quase como um personagem próprio. Confira a playlist oficial da série no Spotify:
Comentários