top of page

Os destaques da música sertaneja em 2021

  • Foto do escritor: Betina Scaramussa
    Betina Scaramussa
  • 31 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

O gênero está no topo da lista das músicas mais executadas no país


Estamos chegando ao fim de mais um ano e o 4Estações quer te lembrar os maiores destaques da música sertaneja deste ano. Das perdas às paradas de sucesso, o sertanejo vem se consolidando cada vez mais como um dos principais gêneros musicais brasileiros.


O início deste ano foi marcado com a grande esperança da vida voltar ao normal. Com o início da imunização foi possível projetar um novo ano com a retomada dos eventos culturais.


MAIS TOCADAS

Neste mês de dezembro, o Spotify divulgou a lista dos artistas e músicas mais escutados ao longo do ano. O ex-BBB Rodolffo alcançou, junto com a sua dupla Israel, o topo da música mais escutada no Brasil. Batom de Cereja foi a canção mais reproduzida no Spotify e no YouTube. Logo depois vêm Diego & Victor Hugo com Facas; Wesley Safadão com Ele É Ele, Eu Sou Eu; João Gomes com Meu Pedaço de Pecado; e, fechando o quinto lugar, Matheus Fernandes com Baby Me Atende.


Os destaques também são para os artistas mais tocados no ano:Barões da Pisadinha, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Henrique & Juliano. É claro que os gêneros mais ouvidos foram sertanejo pop, sertanejo universitário, sertanejo, funk carioca e pop.



NOVOS ESTILOS

O ano de 2021 mostrou a mistura que o gênero está sofrendo. A “pisadinha” está nos memes e até nas músicas em aplicativos. O piseiro, forró eletrônico e o funk estão no universo digital e vem crescendo cada vez mais com a influência das redes sociais.


Prova disso foi que o sertanejo deixou de aparecer entre os cinco artistas mais ouvidos no YouTube em 2021, o não acontecia desde 2018, ano que o ranking foi criado. Mesmo assim, a mistura do sertanejo e piseiro alcançou juntos milhões de visualizações nas plataformas de streaming. Somando as músicas Batom de Cereja e Esquema Preferido, são mais de 600 milhões de visualizações. Bom para gente que gosta de sofrer e dançar, não é mesmo?




PARCERIAS

Se tem uma coisa que foi sucesso neste ano foi as parcerias de diversas canções sertanejas. Teve sertanejo com pagode, funk e até parceria em espanhol. Alguns exemplos são Dilsinho e Jorge & Mateus com Pódio, Israel & Rodolffo com Dennis DJ na música Mesma Língua e Dulce María e Marília Mendonça na canção Amigos Con Derechos.




PERDAS

Como terminar o ano sem falar dela, Marília Mendonça, que nos deixou precocemente em novembro. A goiana de 26 anos morreu em um acidente de avião no dia cinco de novembro em Minas Gerais. O primeiro hit da cantora foi Infiel, lançado em 2016. A partir daí, com a potência na voz, simpatia nos palcos e representação das mulheres na música, Marília Mendonça assumiu o posto de Rainha da Sofrência.


Em 2017, com o DVD Realidade e a música Eu Sei de Cor, Marília se tornou o principal nome da música sertaneja feminina. No mesmo ano, foi indicada ao Grammy Latino para concorrer a categoria de melhor álbum de música sertaneja.




Aos 26 anos, a artista alcançou mais de 10 bilhões de visualizações no YouTube. Em novembro, a goiana tinha mais de oito milhões de ouvintes no Spotify. Neste ano, a artista estava lançando as novas músicas do álbum Patroas 35%, juntamente com Maiara & Maraísa.



Patroas 35% foi o único álbum brasileiro no top 10 global do Spotify. Em outubro, as artistas apareceram em destaque no letreiro da Times Square, em campanha da plataforma.


Além da perda recente de Marília Mendonça, o mundo do sertanejo também se despediu do cantor Maurílio. O artista estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar. Na tarde do dia 29 de dezembro, o cantor morreu aos 28 anos em um hospital em Goiânia.


A dupla Luíza e Maurílio estava na estrada desde 2016. O maior sucesso dos cantores foi a canção S de Saudade que foi gravada com a participação da dupla Zé Neto e Cristiano. A canção foi a quinta mais tocada entre os anos de 2019 e 2020 no Spotify.




FUTURO

Entre tantas vitórias e perdas, o sertanejo chega ao fim de mais um ano. Em 2022, a promessa é de novas músicas, composições e parcerias, e você irá conferir tudo aqui no 4Estações. Feliz 2022!


Comments


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page