top of page

[Especial] Simplesmente Marília Mendonça

  • Foto do escritor: Josias Ribeiro
    Josias Ribeiro
  • 12 de nov. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Uma semana após a morte da cantora, relembre um pouca da trajetória da artista


Cantora faleceu aos 26 anos em queda de avião | Foto: Instagram/@mariliamendoncacantora

Com uma das vozes mais potentes e marcantes do cenário musical brasileiro, Marília Dias Mendonça, popularmente conhecida como Marília Mendonça, se mostrou uma figura feminina empoderada e dona de si. Para conquistar tudo o que teve, Marília passou por muitas situações em sua vida, boas e ruins.


Brasileira, natural de Cristianópolis, Goiás, Marília sempre viveu em Goiânia e só nasceu em Cristianópolis devido a amizade que seu pai tinha com o médico da cidade. Antes de se tornar o fenômeno que foi, já se mostrava talentosa desde cedo. Compôs sua primeira música aos 12 anos, época na qual já tinha seu primeiro “namorado”, como ela mesma disse em entrevista para o programa Lady Night do Multishow: "Tudo na minha vida foi precoce. Meu primeiro chifre foi com 12 anos de idade. Namorava de pegar na mão, só que namorava um menino mais velho. Como gostava dele, minha mãe falava ‘pode namorar’”.

Intitulada Minha Herança, a primeira letra composta por ela tem versos como:


“Seis horas da manhã, Vi despertar o Sol

Sozinho nesse quarto, lágrimas no meu lençol

Lembranças vêm e vão

Me aquecem sem querer

São a minha herança, o que restou de você”


Diante da letra é inegável que Marília sempre foi uma pessoa apaixonada e que tinha sentimentos fortes. A canção foi gravada dois anos depois de escrita, pela dupla João Neto & Frederico e possui mais de 2,5 milhões de visualizações no áudio oficial publicado no canal do YouTube da dupla.


Não diferente de outros artistas como Elvis Presley, Whitney Houston, Stevie Wonder, entre tantos outros, Marília começou a treinar o uso das suas cordas vocais na igreja, apesar de não ter tido uma religião fixa antes de falecer. Acreditava muito em Deus e dizia que a religião não era muito legal com ela. Mesmo tendo iniciado na igreja, Marília seguiu por um ritmo musical diferente, o que por sinal deu muito certo.



Rainha do Sertanejo


Coroada como rainha do feminejo, movimento feminino que veio dominando o sertanejo nos últimos anos, ela se consagrou como uma das maiores cantoras do país. Antes vista apenas como compositora, Marília mudou a forma como as pessoas olhavam para ela quando decidiu seguir a carreira de cantora e dar voz às suas próprias canções.



Entre suas obras de maiores sucessos deve-se destacar Cuida bem dela e Até você voltar, gravadas pela dupla Henrique & Juliano, que, inclusive, eram grandes amigos da artista, além da música É com ela que eu estou, gravada por Cristiano Araújo. Todas essas músicas foram os primeiros sucessos nacionais de ambos os artistas.

Observando os trabalhos de Marília é possível perceber que ela deixou um legado com suas músicas, mas seu primeiro megahit nacional foi a música Infiel, que, segundo ela, foi inspirada no relacionamento de uma das suas tias. “Minha tia foi casada há muitos anos e de repente descobriu que o marido estava traindo ela e arrumou um filho fora do casamento. Aí fiquei com muita raiva, fiz a música e fui mostrar pra ela. Mas, não adiantou nada, ela está com ele até hoje”, relatou no Lady Night.



Além da sofrência de Infiel ela lançou mais músicas que tratavam dessa temática, que foram inclusive sucesso em todo país, como Amante não tem Lar, Alô Porteiro, Eu sei de cor e, um de seus últimos sucessos, Ciumeira.

Mulher Empoderada

Mesmo sendo reconhecida nacionalmente, Marília não escapou das várias críticas a seu corpo e seu posicionamento sobre alguns temas. Com o corpo fora dos padrões atribuídos a artistas como ela, nunca abaixou a cabeça para as pessoas que diziam que devia emagrecer. Ela sempre foi muito consciente consigo mesma e certa do que queria atingir e sempre afirmava que valorizava seu corpo como ele era.


“Nada na minha vida é imposto! Não sou obrigada a ser magra, me render a modinhas para ser feliz. Eu canto, não subo na passarela. Inventam um padrão e as pessoas têm de seguir. Isso é um absurdo. Você tem de fazer e ser como quiser. Talento não tem relação com balança ou roupa”, disse em entrevista à revista Marie Claire



Nos últimos anos foi possível acompanhar a artista em suas redes sociais apresentando uma alimentação mais saudável e a perda de peso. Ainda assim, ela não mudava seu posicionamento e sempre mostrou que temos de ser felizes com o que temos e como somos.


Mesmo com um crescente número de cantoras no ritmo, o sertanejo ainda é um gênero fortemente ligado ao universo masculino, mas isso não intimodou Marília, que sempre participou da luta feminista e apoiava a presença da mulher em todos os espaços, inclusive no sertanejo.

Simplesmente Marília

Apesar de todos os problemas que a artista enfrentou em sua vida pessoal e profissional, ela conseguiu conquistar prêmios, prestígio e uma trajetória irretocável na indústria musical brasileira. Nesse ano de 2021, por exemplo, para honrar a trajetória irretocável da artista, o Prêmio Multishow cancelou a votação e, em parceria com as cantoras que estavam indicadas, decidiram coroar Marília, honradamente, como ‘Cantora do Ano’. Além de ter conquistado fãs ao redor de todo o país, fato que sempre fez questão de agradecer, Marília conseguiu amizades verdadeiras que sempre estiveram ao seu lado.

Um bom exemplo disso é a dupla Maiara & Maraisa, que a conheceram em um spa para emagrecimento. As três nunca se desgrudaram e sempre demonstraram o apoio e carinho que sentiam uma pela outra. Juntas, possuem os projetos intitulados Agora é que são elas e Patroas, com músicas que deixam claro o lugar de poder da mulher.



Outra dupla que tinha um carinho muito grande por ela dentro e fora dos palcos é Henrique & Juliano. Já cantaram juntos várias músicas além das canções compostas por ela.



De origem simples, Marília Mendonça se consolidou como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, além de ter sido a compositora mais concorrida do mercado sertanejo. Com seu filho Léo, de quase dois anos, ela realizou um dos maiores desejos de sua vida, que era ser mãe e tal sentimento pode ser sentido na música que compôs para ele chamada Música do Léo.


Marília Mendonça não deixa apenas saudade, deixa uma história de vida, luta e determinação, mostrando que esses três alicerces são essenciais para alcançarmos tudo que almejamos.


Arte feita por fãs para homenagear a artista referenciando um de seus trabalhos: 'Todos os Cantos' | Imagem: Reprodução/Twitter/@tracklist

O 4Estações deseja os sentimentos e homenagens à pessoa e artista que foi Marília Mendonça. Que fique eternizado em nossa memória o ser impecável e grandioso que ela foi.


Comentários


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page