29ª edição do Prêmio Multishow consagra Gloria Groove e Anitta como os destaques do ano
- Josias Ribeiro
- 19 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2022
Anitta foi a grande vencedora da noite com três prêmios: “Música do Ano”, “Clipe TVZ do ano” e “Artista do Ano”
Ontem (18) aconteceu a 29ª edição do Prêmio Multishow da Música Brasileira, que abordou o conceito “Mais perto do que nunca”, no qual colocou os fãs como os grandes protagonistas da noite. O prêmio contou com a presença e apresentação dos artistas mais hypados do momento, como Ludmilla, Gloria Groove, Lennon e Luísa Sonza.

A cerimônia entregou 13 troféus, dez eleitos pelo público e três decididos pelo júri especializado, e teve Anitta como a artista mais premiada da noite (3). Além disso, foram mais de 16 performances: cinco apresentadas no pré-show, como a do cantor Xamã e a artista revelação da noite, Ana Castela, e 11 na cerimônia principal, que contou com nomes como Gloria Groove, Ludmilla, Criolo e Thiaguinho.
Em três das principais categorias da noite, "Artista do Ano”, “Música do Ano” e “Melhor Clipe TVZ”, Anitta saiu como a grande campeã, mesmo sem comparecer à cerimônia devido à agenda e compromissos voltados à expansão da sua carreira internacional. Na categoria estreante, “Voz do Ano”, que surgiu para substituir “Cantora e Cantor do ano”, Gloria Groove se deu melhor, enquanto na categoria “Álbum do Ano”, que em anos anteriores era decidido pelo júri especializado, o rapper Filipe Ret foi premiado pelo disco LUME.
Opinião
No que diz respeito às performances, destaque para:
1) Indiscutivelmente, Gloria Groove entregou a melhor apresentação da noite na qual fez um medley dos grandes sucessos do seu álbum Lady Leste: Bonekinha, A Queda, Leilão e Vermelho. Sem sombra de dúvidas, esse foi o ano que consagrou Gloria como um dos maiores e mais expoentes nomes da música nacional.
2) Ludmilla foi responsável por abrir o prêmio e, novamente, não decepcionou. A artista fez a primeira performance de Tic Tac, seu recente lançamento com o cantor Sean Paul, seguido de Modo Avião e Maldivas, dois grandes sucessos que compõem o Numanice, projeto voltado para o pagode.
3) Lennon (L7) levantou o público com o medley de três grandes hits: Gratidão, Freio da Blazer e Ai Preto, este último contou com a participação de Bianca e Biel do Furduncinho. Essa é a estreia do artista como performer no palco principal do prêmio. Ele é um dos nomes responsáveis pela expansão do rap nacional nas paradas musicais.
4) Luísa Sonza segue, pelo quarto ano consecutivo, como um dos destaques do Prêmio Multishow. A cantora apresentou um medley composto por Conto dos dois mundos, Hotel Caro e Poesia Acústica 13, que contou com participação do rapper Xamã. Em relação ao que já foi visto pela cantora no prêmio, como a performance na edição 2020, que, particularmente, acredito ser a melhor, a apresentação realizada nesta edição não atingiu o desempenho que é esperado para artistas com o potencial da Luísa, que, inclusive, saiu sem prêmios.
5) Jão fecha o Top 5 dos destaques da noite. O artista levou para o palco um barco gigante que simboliza o conceito do álbum Pirata, lançado em out/2021. Além disso, o cantor apresentou o single Meninos e Meninas, que viralizou nas plataformas digitais, e finalizou com o hit Idiota.
De modo geral, é possível constatar que o Prêmio Multishow ainda tem um longo caminho a percorrer para melhorar a experiência do público e dos artistas ao decorrer da cerimônia. O prêmio aparenta caminhar contra o ritmo dinâmico e leve que premiações como VMA (Video Music Awards) e BMA (Billboard Music Awards) vem apresentando.
Além do prêmio aparentar ser mal ensaiado, devido aos inúmeros erros dos convidados que não sabiam o que iriam ler no teleprompter, por exemplo, o ritmo parece ficar mais arrastado a cada ano. São 13 categorias e 16 performances para serem apresentadas, não há necessidade de todos os artistas performar um medley de seus sucessos, principalmente, em casos como o de Thiaguinho, que trouxe músicas de anos atrás. Isso vem a calhar quando o artista é o homenageado da noite.
Por fim, os grandes nomes da noite foram Anitta, como a artista mais premiada, e Gloria Groove, que soube comandar e colocar no palco uma apresentação de alto nível.
Lista completa de vencedores:
REVELAÇÃO DO ANO
Ana Castela
Bala Desejo
Jovem Dionísio
Mari Fernandez
Nattanzinho
Rachel Reis
Tasha & Tracie
Urias
DUPLA DO ANO
AnaVitória
Diego e Victor Hugo
Henrique e Juliano
Jorge e Mateus
Maiara e Maraisa
Matheus & Kauan
Tasha & Tracie
YOÙN
GRUPO DO ANO
Jovem Dionisio
Afrocidade
Bala Desejo
Black Pantera
Gilsons
Grupo Menos é Mais
Lagum
Raça Negra
SHOW DO ANO
Alexandre Pires e Seu Jorge
Caetano Veloso
Djonga
Emicida
Jão
Ludmilla
Marisa Monte
Thiaguinho
MÚSICA DO ANO
Acorda Pedrinho (Jovem Dionísio)
Desenrola Bate Joga de Ladin (L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD - Part. DJ Biel do Furduncinho)
Envolver (Anitta)
Fé (IZA)
Maldivas (Ludmilla)
Malvadão 3 (Xamã, Gustah e Neo Beats)
VAMPiro (Matuê, WIU e Teto)
Vermelho (Gloria Groove)
ÁLBUM DO ANO
Lady Leste (Gloria Groove)
LUME (Felipe Ret)
Numanice #2 (Ludmilla)
Pirata (Jão)
Pra Gente Acordar (Gilsons)
QVVJFA? (Baco Exu do Blues)
Sobre Viver (Criolo)
Versions of Me (Anitta)
VOZ DO ANO
Anitta
Gloria Groove
IZA
Jão
Liniker
Ludmilla
Luísa Sonza
Marisa Monte
HIT DO ANO
Acorda Pedrinho (Jovem Dionísio)
Dançarina (Pedro Sampaio & MC Pedrinho)
Desenrola Bate Joga de Ladin (L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD - Part. DJ Biel do Furduncinho)
Envolver (Anitta)
Idiota (Jão)
Maldivas (Ludmilla)
Malvadão 3’ (Xamã, Gustah e Neo Beats)
Vermelho (Gloria Groove)
ARTISTA DO ANO
Anitta
Gloria Groove
Gusttavo Lima
Jão
João Gomes
L7nnon
Ludmilla
Luísa Sonza
CLIPE TVZ DO ANO
A Queda (Gloria Groove)
Vermelho (Gloria Groove)
Acorda Pedrinho (Jovem Dionísio)
Boys don’t cry (Anitta)
Envolver (Anitta)
Cachorrinhas (Luisa Sonza)
Fé (IZA)
Idiota (Jão)
INSTRUMENTISTA DO ANO
Amaro Freitas
Castilhol
Hamilton de Holanda
Jonathan Ferr
Kiko Dinucci
Mateus Asato
Pretinho da Serrinha
Silvanny Sivuca
PRODUTOR MUSICAL DO ANO
Eduardo Pepato
Pablo Bispo
Papatinho
Prateado
Pupilo
Rafinha RSQ
Ruxell no Beat
VHOOR
CAPA DO ANO
Fé (IZA)
Fúria (Urias)
Lady Leste (Gloria Groove)
LUME (Filipe Ret)
Portas (Marisa Monte)
QVVJFA? (Baco Exu do Blues)
Urucum (Karol Conká)
Version Of Me (Anitta)
As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do 4Estações.
Comments