Beyoncé gera debate nas redes sociais ao usar diamante da Tiffany
- Péricles Hortênsio
- 25 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2022
Artista se tornou a primeira mulher negra a usar a joia e foi criticada pelo autor Aguinaldo Silva
Na última segunda (23) foram divulgadas as fotos de Beyoncé e seu marido Jay-Z para a nova campanha da marca estadunidense de joias e acessórios Tiffany & CO. Nas imagens, a cantora usa o famoso diamante amarelo da marca, de 128,54 quilates, encontrado na África do Sul em 1877. Com o ensaio fotográfico, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra na história a usar a peça e a quarta mulher no mundo.

A campanha “About Love” estampa o rosto do casal. Em um comunicado em suas redes sociais, Beyoncé e Jay-Z declararam: “O amor é o diamante que as jóias e as artes decoram”. Essa foi a primeira vez que o diamante apareceu em uma campanha publicitária e, além de Beyoncé, apenas três mulheres no mundo foram vistas portando a joia: a esposa do diplomata americano Edwin Sheldon Whitehouse, Mary Whitehouse; a atriz Audrey Hepburn; e a cantora Lady Gaga.
Em um comunicado em suas redes sociais, o vice-presidente executivo de produtos e comunicações da Tiffany afirmou: “Beyoncé e Jay-Z são o epítome da história de amor moderna. Como uma marca que sempre representou amor, força e auto expressão, não poderíamos pensar em um casal mais icônico e que melhor represente os valores da Tiffany. Estamos honrados em ter os Carters como parte da família Tiffany.” A campanha “About Love”, filmada por Mason Poole, será lançada globalmente em 2 de setembro.
Apesar do grande destaque, as imagens não foram bem recebidas por todos. O autor de novelas Aguinaldo Silva, criticou Beyoncé por portar a joia avaliada em quase 160 milhões de reais. Em sua conta no Twitter, o autor citou uma mulher negra e diarista como comparação para opinar sobre o porquê dele não ter gostado de ver Beyoncé usando a peça, e ao ser questionado por um seguidor, que afirmava que a artista fazia parte da elite, Aguinaldo emendou: “Sim, da elite branca.”

Alguns internautas questionaram a fala de Aguinaldo, uma vez que o autor também é branco e rico. Os atores Jéssica Ellen e Rafael Zulu criticaram o posicionamento de Aguinaldo, afirmando que nunca viram pessoas negras nas obras do autor durante seus 40 anos de trabalho na Rede Globo.
Em uma postagem, Ellen afirmou: “Agnaldo, vamos falar de Brasil? Quando em suas novelas os protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando em suas novelas a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população negra? Quando eu olho para Beyoncé poderosa e milionária, penso na potência que nós negros somos e o quanto ela inspira milhares de pessoas pretas ao redor do mundo. Em pleno 2021 a lista de pessoas pretas protagonistas na TV não chega nem a cinco.” E completou: “O problema do Brasil não é a Beyoncé ser milionária, é a elite branca se incomodar com a nossa autonomia e ascensão social.”
Já Rafael Zulu foi mais direto em um comentário nas redes sociais: “Ah Sr. Aguinaldo Silva, acorda! Nunca vi protagonista preto em seus trabalhos. E olha que não foram poucos. O senhor sempre foi do ‘dream team’ [time dos sonhos] dos autores da Rede Globo em seus tempos áureos e nada de preto em destaque. Agora me vem na altura do campeonato criticá-la por isso?”, publicou.

Em um comentário no Twitter, um internauta afirmou: “Engraçado que só levantam essas questões quando é com a Beyoncé [uma mulher negra], quando a Gaga usou [o colar] ninguém falou nada.”

Como parte da parceria, Beyoncé e Jay-Z também filmaram um anúncio em vídeo que apresentará a versão da música Moon River, canção do filme de 1961, Breakfast At Tiffany’s. Além disso, ambos irão doar dois milhões de dólares, cerca de 10,7 milhões de reais, para programas de bolsas e estágios de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCUs).
Comments