top of page

Bossa Nova e Coisa mais Linda: Como produções audiovisuais conseguem reintroduzir estilos musicais

  • Foto do escritor: 4Estações
    4Estações
  • 10 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2020

Diversas séries e filmes que retratam épocas passadas trazem clássicos da música para novas gerações


por Andrei Gobbo


Cena da segunda temporada da série Coisa Mais Linda | Foto: Divulgação

No final do mês passado, foi lançada a segunda temporada da série brasileira Coisa Mais Linda na plataforma de streaming Netflix. O seriado se passa na década de 50, com o foco na relação entre quatro mulheres que lutam contra o machismo extremo da época e as adversidades da vida. A personagem Malu é uma paulistana que se mudou para o Rio de Janeiro para montar um novo restaurante com o marido, mas descobre que ele fugiu com o dinheiro e uma amante, e assim se une a Lígia,Amélia e Thereza para transformar o restaurante em um clube de Bossa Nova, ritmo que acompanha toda a série.


Ao mostrar a Bossa Nova como um dos pivôs da história, a série apresenta o gênero para um público mais novo, que habitualmente não o ouviriam ou sequer conhecem clássicos de Tom Jobim e João Gilberto,como Wave e Chega de Saudade. Além disso, também reintroduz o estilo musical para o público mais velho, que já teve contato com essas músicas, gerando uma sensação de nostalgia e saudade.


Não se limitando a séries e filmes, alguns cantores possuem forte inspiração na bossa nova, seja no Brasil ou no exterior, e colocam elementos do estilo em suas músicas, como a cantora espanhola Rosália, que possui Caetano Veloso e Tom Jobim como suas inspirações, e que estudou as progressões da bossa nova quando estudava piano. Além dela, o rapper Tyler The Creator já demonstrou que é fã do gênero e da música brasileira. O artista já afirmou que Gal Costa é a sua cantora brasileira favorita, e tem um projeto de álbum com Bossa Nova inacabado desde 2012, o qual planeja continuar.


No YouTube, existem remixes e versões de músicas atuais em suas versões de bossa nova, como everything i wanted, de Billie Eilish, que você pode conferir aqui, ou então versões de músicas de bossa nova em Lo-fi, gênero musical que utiliza de batidas suaves, sons calmos e de uma produção mais caseira, para adaptar clássicos da música, como essa versão de Wave de Tom Jobim.


A Bossa Nova, como diversos gêneros clássicos, passa por um momento de menor consumo e atenção, tanto para sucessos que definiram o seu primeiro momento, tanto para novos nomes e músicas. Entretanto, as remixagens, inspirações de artistas reconhecidos, e as produções de séries e filmes que incluem em sua trilha sonora clássicos do estilo, mantêm o gênero vivo e renovado para novas gerações, além de causar nostalgia para quem viveu sua era de ouro.


Kommentit


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page