Clube da Esquina: documentário estreia nesta quinta-feira (29) nos cinemas do Brasil
- Caio Alves
- 28 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Filme conta com entrevistas de diversos artistas do movimento musical mineiro
Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, documentário dirigido por Ana Rieper, estreia nesta quinta-feira (29) na maioria dos estados do Brasil. Abordando a musicalidade que misturou o rock mineiro com a MPB, o progressivo e ritmos afro-brasileiros, o filme foca no processo de construção do álbum Clube da Esquina, lançado em 1972 sob os créditos de Milton Nascimento e Lô Borges.
Cultuado internacionalmente, o álbum Clube da Esquina expandiu os limites da música popular brasileira, trazendo um som original, arranjos rebuscados, influências diversas, vozes que ficariam muito conhecidas e uma gama de musicistas, cada um contribuindo da sua maneira ao projeto coletivo. Alguns dos sucessos contidos no disco são O Trem Azul, Tudo O Que Você Podia Ser, San Vicente, Trem de Doido, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Paisagem Na Janela, Nada Será Como Antes, além da versão instrumental de Clube da Esquina N° 2, que ganharia letra de Márcio Borges futuramente.
O longa é composto por entrevistas com Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Flávio Venturini, Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Nelson Ângelo, Luiz Alves, entre outros. Além das falas dos próprios tecedores de sonhos – parafraseando a letra de John Lennon em God –, performances ao vivo, comentários sobre arranjos e sobre o processo de criação também integram o documentário.
O filme de Ana Rieper foi exibido pela primeira vez em 9 de outubro de 2023, na mostra competitiva Novos Rumos Longa Metragem da Première Brasil da 25ª edição do Festival do Rio. Nada Será Como Antes estará nas telas dos cinemas das cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Confira o teaser do documentário:
Comments