‘Envolver’, de Anitta, é oficialmente a música mais tocada mundialmente no Spotify
- Josias Ribeiro
- 25 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2022
Brasileira conseguiu alcançar o topo com mais de 6 milhões de streams
Lançada oficialmente em novembro de 2021, Envolver, faixa em espanhol de Anitta, com foco no público latino, chegou nas plataformas digitais recebendo mais de 850 mil streams no Spotify no primeiro dia de contagem. A música contou com apoio de um dos clipes mais sensuais da carreira da artista, inclusive, dirigido por ela mesma. Atualmente, a música conseguiu atingir o feito histórico para um artista brasileira, e está na primeira posição das músicas mais ouvidas do Spotify no mundo, na frente de canções de artistas como Lil Nas X, Doja Cat, Justin Bieber, Adele e Ed Sheeran.
Entenda como tudo começou
Apesar de ter recebido grande aprovação por parte dos fãs da cantora, a música viu o tempo passar e não recebeu nenhuma divulgação ou investimento por parte da gravadora. A única apresentação de grande alcance onde Anitta cantou a música foi no “Miley’s New Year’s Eve Party”, evento transmitido na virada de ano na TV americana, apresentado pela cantora Miley Cyrus e o comediante Pete Davidson. Além disso, o foco da cantora na época era divulgar o single em inglês Faking Love, com a cantora Saweetie.
Após a estreia, em que recebeu mais de 2 milhões de visualizações no YouTube e os mais de 850 mil streams no Spotify, Envolver conseguiu ficar no Top 50 da parada brasileira por alguns dias, mas, com o passar do tempo, foi perdendo força no ranking.
Viral no TikTok
Antes de viralizar globalmente no TikTok, um dos movimentos exibidos pela cantora na coreografia do videoclipe começou a viralizar no Twitter, após uma postagem de um fã.
Com o estrondoso impacto do compartilhamento, saindo da bolha nacional, o movimento chegou ao TikTok e, com o passar dos dias, recebeu o título de “El passo de Anitta”, se tornando o challenge de maior sucesso atualmente na América Latina. O sucesso do movimento surpreendeu até a própria cantora que, com o passar dos dias, começou a receber mais de 10 mil vídeos diários dos usuários reproduzindo o passo.
O viral se expandiu rapidamente por toda a América Latina, chegando a receber, atualmente, mais de 50 mil vídeos diários na plataforma, totalizando mais de 840 mil vídeos. Com os próximos dias, tendo em vista o aumento diário, é esperado que a música chegue a marca de 1 milhão de vídeos na plataforma ainda esta semana.
Sucesso no Spotify
Com o sucesso na plataforma famosa pelas dancinhas, Envolver foi ganhando forças instantaneamente no Spotify. Para se ter uma noção geral de como aconteceu o crescimento de um dos maiores sucessos da Anitta, é preciso observar os números e como a música foi escalando nos países vizinhos para, por fim, crescer no Brasil.
Parte do sucesso conquistado pela música nacionalmente se deve aos comentários e vídeos que a coreografia foi conquistando nos países latinos e, posteriormente, reproduzidos pelos usuários brasileiros.
No dia 7 de março, por exemplo, Envolver estava na posição #46 nas 50 mais tocadas do México, #81 no Brasil, #182 na parada global e no Top 100 de mais de 13 países latinos. Após cinco dias, a música já se encontrava nas posições: #13 Méx, #44 Br, #48 Global e presente em mais de 18 países, fora os já citados.
Ao ser adicionada em algumas playlists latinas, a música teve um crescimento ainda maior. Alcançando novos públicos, no dia 22 de março de 2022, Anitta entrou para história colocando a música no Top 5 das músicas mais ouvidas do Spotify no mundo, em quinto lugar, superando o hit Cold Heart, de Elton John e Dua Lipa, com 2,8 milhões de streams.
Após conseguir atingir o #2 das músicas mais tocadas no mundo, grande parte do público nacional se comoveu e decidiu participar da campanha ajudando a cantora a atingir a primeira posição da parada, trazendo o título inédito a qualquer brasileiro na história da plataforma.
Além disso, após a equipe do cantor argentino Paulo Londra fazer uma publicação no Instagram insinuando que a brasileira ficaria na segunda posição e o argentino em primeiro com sua música de comeback, após um longo tempo sem lançar nada devido a problemas com a gravadora, os brasileiros encontraram mais motivos para ajudar a artista. Com o apoio dos fãs, grandes portais de comunicação, perfis de notícias do Instagram e celebridades dos mais diversos ramos artísticos, Anitta conseguiu o feito histórico na manhã de hoje (25), colocando Envolver em primeiro lugar.

No total foram 6,3 milhões de streams que a música recebeu mundialmente, ultrapassando os 5,8 milhões do argentino Paulo Londra. Para se ter uma noção do poder do Brasil nessa conquista, 4,1 milhões de streams vieram do Brasil. Isso não quer dizer que ela não está com um hit mundial, já que cantoras como Taylor Swift e Ariana Grande também recebem boa parte de streams de seus grandes hits do seu país de origem.
Além disso, atualmente, a música figura em #1 no Brasil, #6 no México e no Top 50 de todos os países da América Latina, além de aparecer nas paradas da Espanha, Suíça, Emirados Árabes, Estados Unidos e Canadá.
A artista já soma mais de 24,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify, sendo a brasileira mais executada na plataforma.
Recordes
Envolver está trazendo grandes frutos para a carreira internacional de Anitta e no momento ideal, se analisar que o seu álbum, até então, intitulado Girl From Rio, está próximo de ser lançado.
Mesmo possuindo uma versão remix com o cantor Justin Quiles, os grandes resultados vieram na versão solo. Com a música, Anitta:
É a primeira artista brasileira a chegar ao Top 1 na parada global do Spotify na história;
Primeira latina da história a alcançar o Top 1 no Spotify Global com uma música solo/espanhol, superando os hits Bichota de Karol G, Telepatia de Kali Uchis e Hawai de Maluma. Todos alcançaram a segunda posição;
Quebrou o recorde de Downtown (#5), música dela com J Balvin, na parada mexicana, aparecendo em quarto lugar;
Alcançou o primeiro lugar no Spotify Brasil pela 19ª vez, estendendo seu recorde como a artista com mais primeiras posições no país;
Conseguiu ultrapassar Me Gusta, faixa dela com Cardi B e Myke Towers, nas paradas da Billboard. Agora, o pico mais alto de Anitta nas paradas fica com Envolver nas seguintes posições: Billboard Global Excl. US (parada que analisa os números de todos os países menos os Estados Unidos) em 12º lugar e na Billboard Global 200 (parada que soma todos os países, inclusive os Estados Unidos) na 19ª posição. Esses são os picos mais altos de um artista brasileiro nessas paradas;
É a primeira brasileira a se tornar capa da maior playlist do Spotify, a Today’s Top Hits;
No dia 25/03 conseguiu o maior dia de streaming de sua carreira, recebendo 12,3 milhões de ouvintes no Spotify, superando o seu pico de 10,4 milhões no lançamento do álbum Kisses;
Entrou para o Top 6 das artistas femininas que conseguiram mais streams em uma música em 24 horas. A cantora fica na sexta posição, atrás de nomes como Olivia Rodrigo, Adele, Ariana Grande e Taylor Swift, respectivamente;
Ultrapassou Sacrifice (5.6 milhões de streams) de The Weeknd e possui, atualmente, o maior dia em streams de uma música no Spotify Global em 2022.

O sucesso de Envolver evidencia que o trabalho de Anitta feito na América Latina foi de grande importância para sua consolidação no mercado e impacto nas paradas mundiais.

“É a consequência de um trabalho feito há cinco anos. Geralmente, o artista brasileiro acredita que fazer sucesso no exterior é realizar uma turnê lá fora para a comunidade brasileira. Esse exemplo a gente já viu várias vezes. Com um trabalho consistente, Anitta foi além e quis entender onde estava pisando, investindo tempo e conhecimento nisso, além da construção de redes. Nos meus quase 40 anos de carreira, nunca vi alguém se jogar dessa maneira. Anitta é a primeira superstar brasileira global da era das redes sociais, uma Carmen Miranda digital”, afirma Marcelo Castello Branco, membro da UBC e da Academia Latina de Gravação, após o sucesso de Envolver.
Commenti