top of page

Framing Britney Spears: A Luta de uma Pop Star

  • Foto do escritor: Péricles Hortênsio
    Péricles Hortênsio
  • 18 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2022

Documentário conta detalhes sobre a situação de tutela da cantora Britney Spears


No dia 5 de fevereiro de 2021, uma produção do The New York Times em parceria com a Hulu e o canal FX, foi lançado o documentário Framing Britney Spears, que mostra sob uma nova perspectiva a jornada da cantora, desde a perseguição da mídia até o papel de seu pai como guardião legal.


O documentário é dirigido por Samantha Stark. e assinado por Liz Day, jornalista responsável pela investigação dos dados. De acordo com a repórter, a relação entre Britney e o pai é bastante problemática:“ [ele] pode decidir quem pode visitar Britney, colocar guarda-costas 24 horas por dia atrás dela, caso ele queira, assinar contratos, acordos, e até mesmo tomar decisões sobre a casa dela e até mesmo seus cartões de crédito”.


Dona de hits como Toxic, Work B*tch e Baby One More Time, Britney Spears se consagrou no início dos anos 2000 como uma super estrela do pop. Seu álbum de estreia, Baby One More Time, entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o álbum de uma artista teen solo mais bem vendido do mundo, e estima-se que, ao longo de sua carreira, Britney já tenha vendido mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo. Após anos de exposição na mídia e perseguição massiva de paparazzis, em 2007, Britney passou por problemas psicológicos que a levaram a ter atitudes como raspar a cabeça, atingir o carro de um fotógrafo com um guarda chuva e até mesmo ser internada em uma clínica de reabilitação. Depois desse ano conturbado, seu pai, James Spears, entrou com um pedido na justiça americana pelo direito da tutela de sua filha, sendo responsável por tomar escolhas referentes à vida pessoal e profissional da cantora.


O filme explica que tutelas são criadas para pessoas que são incapazes de tomar suas próprias decisões ou são mentalmente incapacitadas, o que não se aplica à Britney, pois a mesma retornou suas atividades profissionais ainda em 2008, quando lançou três álbuns de estúdio, além de uma residência de shows em Las Vegas que durou de 2013 a 2017.


Em janeiro de 2019, a cantora foi novamente internada em uma clínica de reabilitação e, em uma postagem no Instagram, sua equipe revelou que Britney se internou para lidar com o estresse pelo quase falecimento de seu pai após o mesmo ser internado por conta de uma ruptura no cólon. Em abril do mesmo ano, duas fãs da cantora que administravam um podcast dedicado a analisar o Instagram de Britney, receberam um áudio anônimo de uma fonte que, supostamente, trabalhava na firma de advocacia responsável por sua tutela, o qual dizia que Britney havia sido internada contra a sua vontade após se rebelar contra o controle e abuso psicológico de seu pai. No mesmo mês, fãs da cantora iniciaram o movimento FreeBritney, questionando a necessidade da tutela da cantora continuar pertencendo ao seu pai e até chegaram a realizar um protesto em frente à prefeitura de West Hollywood.


Com uma narrativa simples, o documentário explora não apenas a tutela, entrevistando advogados e algumas pessoas próximas de Britney que já trabalharam com ela, mas também mostra ao telespectador detalhes sobre a carreira da cantora, criando uma linha do tempo que explica como ela se tornou a Queridinha da América do início dos anos 2000, e todos os eventos que a transformaram na Estrela Problemática em 2007 pela mídia norte-americana. A produção afirma que procurou a própria Britney e seu pai, James, porém não receberam resposta, o que diminui consideravelmente a credibilidade da obra, uma vez que não é possível determinar qual seria a vontade de Britney já que ela não foi ouvida.


Framing Britney Spears é um documentário interessante e informativo para quem procura entender quem é a cantora, a relação que ela possui com seu pai e como ela se tornou uma estrela mundial. Contudo, não adiciona nenhuma informação em relação a situação da cantora e sua batalha judicial para remoção de James de sua tutela, o que deixa bastante a desejar.


Em março de 2021, o site E! News publicou, em primeira mão, que os advogados de Britney entraram com uma petição para retirar totalmente James Spears da tutela de sua filha, deixando essa atividade para Jodi Montgomery, uma tutora profissional que cuidou temporariamente da vida da artista a partir de setembro de 2019, quando Jamie precisou se afastar para cuidar da saúde. Além disso, Britney será ouvida pela primeira vez em uma audição remota no tribunal de Los Angeles, no próximo dia 23 de junho. A petição ainda solicita que seja reservado o direito de Britney Spears terminar a conservadoria completamente quando ela quiser.


O documentário está disponível no Globoplay.




Comments


Fale com a gente! Quer saber mais sobre o blog, sobre os posts ou sugerir algo? Mande um email que nós respondemos!

 

Email: musicaquatroestacoes@gmail.com

 

Siga a gente nas redes sociais e fique ligadinho nas nossas novidades! Você sabia que também estamos no Spotify? Confere lá!

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2021. Blog 4Estações

Layout: Túlio Daniel

bottom of page