Lady Gaga inicia era promissora com "Chromatica"
- 4Estações
- 2 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
A cantora retorna ao pop e é aclamada pela crítica especializada
por Julia Barduco e Samuel Tobias
A diva estadunidense Lady Gaga, lançou mundialmente, na última sexta (29), o seu sexto álbum de estúdio, Chromatica. O aguardado LG6 conta com 16 faixas, sendo elas 3 interludes e 13 músicas, as quais incluem ainda, colaborações de grandes nomes da música internacional, como Ariana Grande no single Rain on Me, o girlgroup de k-pop Blackpink em Sour Candy, e Elton John em Sine from Above.
MUSIC VIDEOS
O single de estreia do álbum, Stupid Love, lançado no dia 28 de fevereiro, trouxe a primeira visão do universo de Chromatica. Bem recebido pela crítica por sua vibe anos 80, a faixa foi produzida por Tchami e Bloodpop, que foi um dos produtores do elogiado Purpose, de Justin Bieber. O single conta com um clipe inspirado no clássico Mad Max, com tribos distópicas que lutam entre si.
Já Rain on Me, lançado dia 22 de maio, é mais um dos aclamados feats do álbum. Ariana Grande se junta à Gaga em clipe futurístico que celebra a resiliência e traz a tona traumas de ambas as mulheres. A canção retorna com a produção de Tchami e Bloodpop, juntamente com Kira e BURNS.
Os fãs esperam que o terceiro single da era, Sour Candy, com Blackpink, renda um outro music video, mas até então não há confirmação por nenhuma das partes ou por suas assessorias.
CYBERPUNK E FUTURISMO
Gaga deu início à nova era voltando às suas origens extravagantes e freaks, conceitos pelos quais foi muito reconhecida no começo de sua carreira. O visual do Chromatica possui elementos do cyberpunk, futuristas e fetichistas. A cantora e sua equipe apostaram na estética BDSM, chegando a vender roupas íntimas em seu site.
As peças são vendidas em conjunto com a versão digital do álbum e ainda estão disponíveis no site da cantora. | Reprodução/Lady Gaga Oficial Website
Segundo seu stylist, Nicola Formichetti, há uma interação entre o claro e o escuro em Chromatica, e isso é pensado para passar sua mensagem, que, segundo ele, é otimista e realista. O mundo de Chromatica é uma explosão de cores que condizem perfeitamente com a proposta do álbum, como mostra seu encarte:
O encarte do disco físico segue a proposta futurista dos dois videoclipes já lançados | Fonte: Divulgação
ACLAMAÇÃO UNIVERSAL
Com críticas geralmente positivas, Gaga acerta ao investir nos gêneros de dance-pop e electropop, que a tornaram mundialmente reconhecida na indústria em seu primeiro álbum, The Fame.
No Metacritic, site reconhecido por reunir reviews de conteúdos audiovisuais, jogos e músicas em um ranking de notas de 0 a 100, Chromatica alcançou 80 pontos da crítica especializada, o que indica "aclamação universal". Já por parte dos usuários, o álbum atinge incríveis 9.2 pontos. O site especializado em críticas musicais, Album of the Year, por sua vez, chegou ao consenso de 73 pontos em 100.

O álbum é, até então, o melhor avaliado entre todos os lançamentos da cantora na plataforma. | Reprodução/Metacritic
Outros veículos também avaliaram bem o novo álbum. A renomada revista Billboard afirmou que "Chromatica é a fuga dance-pop de verão que todos precisávamos", The Sun disse que "esse é o melhor álbum pop desde o Born This Way", e Clash deu uma nota de 8 em 10 para o álbum: "o disco é excessivo, mas da melhor forma possível, todas as músicas são um hino de provocação e empoderamento".
A Pitchfork, portal conhecido por dar críticas negativas à queridinhos do público, não foi contra as notas positivas de Gaga. A nota de 7.3 foi seguida de comentários positivos: "é a house music mais brilhante e imaculada, um gênero feito de dor e escapismo, cordas altas e pulsações entorpecentes."
NÚMEROS EXORBITANTES
Nos charts, o álbum coleciona marcos impressionantes. No Spotify, Gaga tem o maior e o segundo maior dia de streams por uma artista feminina, neste ano. Além de ser a maior estreia da história da plataforma no Brasil e ter todas as faixas do álbum nas mais tocadas mundialmente.

A lista é famosa como um medidor de popularidade nos EUA | Imagem: Divulgação
Os feats femininos também entregaram grandes conquistas para a era. Rain on Me com Ariana Grande, debutou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, sendo a 5ª canção de Gaga a atingir a marca e a 4ª de Ariana. O single se tornou, também, a maior estreia feminina da história no Reino Unido, em número de streams. Foi, ainda, o clipe mais rápido na história da carreira de Gaga a adquirir 50 milhões de views no Youtube, além de ficar por quatro dias consecutivos em #1 no Spotify Global.

Segundo Gaga, a colaboração com o Blackpink foi gravada de forma remota, sem um encontro presencial entre as partes, devido a crise do Coronavirus | Imagem: Divulgação
Sour Candy, por sua vez, quebrou o recorde de maior estreia em parceria feminina no Youtube, batendo 21,8 milhões de views em 24 horas. Blackpink é agora o primeiro grupo de k-pop da história a atingir o topo do iTunes UK. O collab rendeu ao grupo, ainda, o marco da música de girlgroup com mais #1 da história do iTunes, em 52 países.
Chromatica está disponível em todas as plataformas digitais e à venda nas principais lojas de todo o país.
Comments