ONG Pérola Negra resgata Samba e Pagode uberlandense por meio de documentário
- Betina Scaramussa
- 5 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Instituição deseja relembrar as grandes personalidades musicais
A ONG Pérola Negra está lançando um documentário sobre a história do Pagode e Samba uberlandense. Com o apoio da Prefeitura da cidade, a instituição está promovendo o resgate à histórias e aos músicos que marcaram a música popular no município. Com quatro episódios e mais de 40 entrevistados, o projeto irá contar a trajetória dos principais nomes musicais da região. Para assistir aos episódios, clique aqui.
Desde sua fundação em 2003, a organização atua no bairro Luizote, promovendo inclusão social e capacitação de crianças, jovens e adultos por meio da arte e cultura. Foi desenvolvida pelos próprios moradores e amigos locais que tinham como objetivo oferecer projetos culturais e sociais.
De acordo com o diretor da ONG, Ronaldo ‘Zebra’, a intenção desse documentário é promover o resgate a grandes personalidades do Samba e Pagode da região, como Gilmar Batista, Amaury do Cavaco e Garotos do Samba.
Com o apoio do músico e também diretor da ONG, Cristiano da Silva, Ronaldo conta que organizou personalidades uberlandeses para relatar a trajetória desses gêneros musicais na cidade. “Com o apoio dos artistas locais, reunimos para gravar esse material que vai ficar na história, que será utilizado para pesquisas no futuro”, revela Ronaldo.
O diretor ainda conta que existem assuntos que nunca foram falados. “É um material de pesquisa, vamos falar sobre histórias que o público não conhece. Nossa intenção é deixar registrado todos esses históricos”, afirma.
Além dessa produção, que está fornecida no Youtube, a ONG também irá criar podcasts sobre o assunto.

O documentário irá funcionar por meio de uma linha do tempo. No pagode, o projeto aborda a formação dos primeiros grupos na cidade, como Só Pra Contrariar e Pura Sensação. Já no Samba, a história inicia na década de 50, com a primeira escola de Samba, a Tabajaras.
O 4Estações esteve no último festival que a ONG promoveu. Para relembrar, acesse aqui.
Comments