Confira o que rolou no Festival Pérola Negra - Aniversário Luizote
- 4Estações
- 2 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Dia 31 de agosto é um dia especial para Uberlândia. Neste ano, o município comemorou os seus 131 anos. Nessa época, a cidade recebe diversos eventos musicais e culturais. Entre eles, está o Festival Pérola Negra, que celebra um dos maiores bairros de Uberlândia, o Luizote de Freitas, que completou seus 39 anos.

Iniciado na década de 80 pelo Banco Nacional de Habitação, o Luizote é hoje um dos bairros mais populosos e desenvolvidos da cidade. A região atrai diversos comércios fazendo com que os seus moradores possuem acesso a qualquer loja sem terem que se deslocar para outros bairros.
A ONG ACCIPEN Pérola Negra é uma instituição que foi desenvolvida pelos próprio moradores e amigos locais que tinham como objetivo oferecer projetos culturais e sociais. Desde 2003, a ONG promove ações, aulas e festas com o intuito de celebrar e cultivar a cultura naquela região.
Um dos principais eventos realizados durante todo o ano é o Festival Pérola Negra. O evento também é considerado o maior festival popular do Triângulo Mineiro. Realizados em dois dias, o evento contém atrações para todas as idades. No sábado (31), ocorreu apresentações culturais com brinquedos infantis. No domingo (01), mais de 40 atrações passaram no palco que fechou a Av. José Fonseca e Silva.

Os shows iniciaram no período da tarde. Mesmo com o sol forte, o público não desanimou e marcou presença durante todas as atrações, como Leandro Lins, Juliano Silva, Luís Cláudio, D’Corpo Inteiro, Graziella Oliveira, Mc Jholoko, Lucas Decarizo, Trio Federal, Welington e Nillo, Felipe e Falcão, entre outras.
Para o organizador do evento, Ronaldo ‘Zebra’, o festival é um sonho para todos os moradores. “Antigamente a gente realizava muitas festas na rua, já fizemos festa junina, anos 80, e a partir de 2015 tivemos esse formato”. Para a seleção de bandas a participarem do Festival. Ronaldo revela que os artistas que se apresentam possuem um vínculo com a comunidade, por isso eles recebem tantos músicos.
O compositor e cantor Luiz Cláudio, uma das maiores referências da música sertaneja marcou presença no palco. “É um prazer imenso comemorar mais uma vez o aniversário desse bairro”. O cantor ainda afirma que essa é a melhor forma de retribuir o carinho que o público sempre teve com a carreira dele. Autor de grandes composições interpretadas nas vozes de Zezé Di Camargo e Luciano, como “Mentes tão bem”, Luiz teve um papel importante na carreira de uma jovem dupla.

Os irmãos Wellington e Gustavo foram até o evento para ver um dos ídolos, Luiz Claudio. Chegando lá, Luiz convidou eles para cantarem. O resultado não poderia ser diferente, eles animaram o público e mostraram grande talentos mesmo sendo crianças. “A emoção é muito grande de estar aqui, a gente passa uma energia positiva para a galera e ela tráz (essa energia) pra gente”.
O paulista Juliano Silva pode experimentar pela primeira vez como é o Festival. O músico diz que o público mineiro é diferente. “O povo é muito acolhedor. Desde quando chegamos fomos muito bem recebidos. Estou muito feliz em ter essa oportunidade, espero voltar mais vezes”. Pela quarta vez no Festival, o músico Leandro Lins afirma que o público do Luizote é diferente. “Sou suspeito pra falar, mas é uma galera massa, energia lá em cima, um povo humilde”.
Abaixo, você confere algumas entrevistas com o organizador do festival e com algumas das atrações que passaram pelo palco:
Comments