Relembre os artistas pop que se destacaram em 2021
- Péricles Hortênsio
- 31 de dez. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2022
Confira quais foram os destaques do ano no gênero
O ano de 2021 está acabando e 2022 está batendo na porta pronto para entrar. Ao longo deste ano difícil, houveram diversos momentos, pessoas e, claro, músicas que nos acompanharam e marcaram nossos momentos. Com as redes sociais, em especial o TikTok, vários artistas conseguiram números extraordinários e alcançaram um público vasto. Com isso, o 4Estações separou os melhores momentos de destaque do gênero musical pop nacional e internacional deste ano. Relembre com a gente!
Olivia Rodrigo
Uma coisa não tem como negar, 2021 foi o ano dela: Olivia Rodrigo. A cantora de apenas 18 anos começou o ano com o pé direito, lançando em janeiro o single Driver’s License que foi um sucesso instantâneo, quebrando duas vezes consecutivas o recorde de música com mais streams diários no Spotify e alcançando o primeiro lugar nas principais paradas de sucesso ao redor do mundo. E ela não parou por aí, no dia 21 de maio, Olivia lançou o seu álbum de estreia SOUR, que veio acompanhado de sucessos como good 4 u, Deja Vu e traitor, o qual a rendeu sete indicações no Grammy Awards, inclusive na categoria mais concorrida da noite, a de “Álbum do Ano”, além de outro recorde incrível: se tornou a primeira artista na história a colocar oito músicas do mesmo álbum no Top 10 do Spotify Global.
Pois é, 2021 foi um ano incrível para Olivia Rodrigo e suas canções foram trilha sonora de diversos corações quebrados ao longo do ano. A cantora já confirmou que está trabalhando em seu segundo álbum. Será que em 2022 ele vem aí?
Doja Cat
Outra artista que mostrou que não veio para brincar foi a cantora, rapper e produtora, Doja Cat. Após o sucesso estrondoso do hit Say So em 2020, Doja começou 2021 com outra canção de seu segundo álbum, Hot Pink, movimentando as paradas: Streets, que viralizou no Tik Tok com o Silhouette Challenge.
No dia dez de abril, Doja lançou o single Kiss Me More em parceria com SZA, que se tornou outra música viral, além de passar nada menos do que 19 semanas no Top 10 da Billboard Hot 100, a principal parada musical dos Estados Unidos. Em seguida, veio o single Need To Know e, por fim, no dia 25 de junho, Doja lançou o seu terceiro álbum de estúdio, Planet Her, com uma estética futurista e extraterrestre. O álbum contém participação de artistas como The Weeknd e Ariana Grande e foi recebido positivamente tanto pelo público quanto pela crítica.
O ano movimentado de 2021 rendeu à Doja oito indicações no Grammy Awards e 2022 promete ser ainda mais movimentado para a rainha do TikTok com a retomada dos festivais, inclusive o Lollapalooza Brasil, onde Doja será headliner.
Luísa Sonza
No pop nacional não teve para ninguém, Luísa Sonza marcou a cena. Já no começo do ano, o nome da artista estava na boca de todos pela sua participação no remix da faixa Cry About It Later, da cantora estadunidense Katy Perry, além da colaboração de ATENÇÃO, com Pedro Sampaio.
Porém, no dia 18 de julho a cantora lançou o seu segundo álbum DOCE 22, trazendo consigo diversos hits como penhasco., VIP *-*, melhor sozinha :-)-: e MULHER DO ANO XD, além de MODO TURBO, parceria com Pabllo Vittar e Anitta. Apesar de ser lançado em julho, três faixas ficaram bloqueadas para serem lançadas depois, sendo elas Fugitivos, parceria com Jão, que saiu em outubro, ANACONDA *o* ~~~, parceria com a americana Mariah Angeliq, lançada em Dezembro, e CAFÉ DA MANHÃ ;P, com Ludmilla, que ainda não foi lançada.
Com DOCE 22, Luísa Sonza se tornou a artista mais ouvida do Spotify na categoria pop e ocupa o segundo lugar nos álbuns mais ouvidos do ano no Brasil, atrás apenas de Olivia Rodrigo.
Adele
Depois de uma pausa de quase cinco anos longe dos holofotes, o fenômeno britânico Adele fez bastante barulho com o seu tão aguardado retorno com o álbum 30.
Lançado em outubro, o primeiro single da nova era, Easy On Me, estreou em #1 nas principais paradas de sucesso ao redor do mundo e, em novembro, o novo álbum 30 se tornou o mais vendido do ano apenas 72 horas após o lançamento, com mais de 500 mil cópias vendidas.
Justin Bieber
Justin Bieber continuou como um dos nomes mais populares do mundo com o lançamento de seu álbum JUSTICE. A faixa Peaches, em parceria com os cantores de r&b Giveon e Daniel Caesar, foi um dos maiores sucessos do ano, sendo indicada nas categorias “Gravação do Ano” e “Canção do Ano” no Grammy Awards.
Lil Nas X
Após o sucesso do viral Old Town Road em 2019, Lil Nas X mostrou que veio para ficar em 2021. O seu hit MONTERO (Call Me By Your Name) foi uma das faixas mais reproduzidas do ano, especialmente por conta de seu clipe polêmico que incomodou diversos conservadores nos Estados Unidos e rendeu ao artista o prêmio de “Álbum do Ano” no Video Music Awards de 2021.
Logo em seguida, Lil Nas lançou a faixa INDUSTRY BABY, em parceria com Jack Harlow, que atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100, pavimentando o caminho para o lançamento de seu primeiro álbum MONTERO, que foi recebido positivamente pela crítica e atingiu o topo dos álbuns mais vendidos do ano ao redor do mundo.
BTS
O ano de 2021 foi o ano em que o kpop definitivamente dominou o mundo e os principais causadores desse fenômeno foram BTS. Além do sucesso estrondoso da faixa BUTTER, a banda também marcou as principais paradas de sucesso do mundo com as faixas Permission To Dance e My Universe, parceria com a banda Coldplay.
Os recordes da banda não se resumem às paradas musicais, mas também se expandem para as redes sociais. Em 2021, o septeto foi nomeado como “Artista Mais Mencionado no Twitter”, além de ser a banda mais transmitida no Spotify.
Além dos mencionados acima, diversos outros artistas também deixaram a sua marca no cenário musical de 2021. Bruno Mars e Anderson Paak fizeram história com o duo Silk Sonic e o álbum An Evening With Silk Sonic; Glória Groove se tornou assunto após o lançamento da faixa A Queda e sua participação no Lud Sessions, com Ludmilla. A própria Ludmilla fez história se tornando a artista feminina negra latina mais seguida no Instagram e fez sucesso com os fãs de pagode após o lançamento do seu álbum Numanice (Ao Vivo). Anitta cantou sobre o orgulho de suas origens na faixa Girl From Rio, e muito mais.
E você? Quais artistas marcaram o seu ano? Conta aí para a gente!
Commentaires