Retrospectiva do MPB - 2019
- Betina Scaramussa
- 2 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
A música popular brasileira se reinventa a cada ano. De Nando Reis a Anavitória, os fãs da MPB puderam acompanhar os maiores e melhores sucessos dos cantores da música nacional.
Anavitória
A jovem dupla que vêm carregando multidões por onde passa, teve indicação ao Grammy Latino. Além disso, o filme que conta a trajetória das meninas estreou nos cinemas de todo o país e nas plataformas virtuais, como a Netflix.
Festivais
Em Uberlândia, os mineiros puderam assistir diversos shows da música nacional. Te Vejo no Parque, Festival Timbre, Zé Ramalho, Gal Costa, Nando Reis, Humberto Geisser, Landau fizeram a animação do público.
Os novos sucessos
Purple Curperts, Maria & Carolinos, Bernardo G são as promessas que unem a MPB a Uberlândia. Os covers e as novas composições trazem um novo respiro à esse estilo.
Grammy Latino
Uma das maiores premiações da música latina americana é o Grammy. No ano passado, o país ficou bem representado no festival. Os brasileiros venceram nas seguintes categorias: Anavitória (Melhor álbum contemporâneo em língua portuguesa), BaianaSystem (melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa), Mart’Nália (melhor álbum de samba/pagode), Gilberto Gil (melhor álbum de MPB). A volta do cantor Tiago Iorc também foi destaque na premiação.
Mortes
Além dos sucessos e festivais, a música brasileira também deixou saudade. Beth Carvalho, morreu aos 72 anos de idade, ela ficou reconhecida como "Madrinha do Samba".
A banda dos irmãos FatFamily sofreu a grande perda. Deise Cypriano foi vítima de câncer e deixou um legado na música brasileira. Além delas, Bibi Ferreira, João Gilberto e Roberto Leal também deixaram saudade.
Mais Tocadas
Melim, Vitor Kley, Lagum, OutroEu, Silva e Anavitória são os grandes nomes da MPB que tocaram no ano passado. Gelo, Oi e Pupila são algumas das canções que ocuparam o ranking.
Comments