Tenda Sonora promove competição de música independente no Shopping de Uberlândia
- Guilherme Amaral
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2019
“Chegou uma lista de quase 100 inscrições”. Jack Will, 30 anos, baterista e percussionista, teve trabalho ao escolher, entre artistas de todo o Brasil, aqueles que participarão do evento Tenda Sonora que acontecerá no dia 4 de novembro no Center Shopping de Uberlândia.
O festival musical conta com uma competição focada na música independente. 96 artistas e grupos se inscreveram, mandando suas músicas autorais para concorrer a 5000 reais e ainda ter todas as despesas pagas. Os artistas Luiz Salgado, Sérgio Pererê e o grupo Victor Angeleas & Márcio Marinho Quarteto, foram os escolhidos para se apresentarem no evento e receberem o prêmio.
De acordo com Jack Will, curador do festival, os critérios para a avaliação das músicas autorais foram, em ordem de prioridade, a musicalidade, a “mineiridade”, e o envolvimento do artista com as suas redes sociais. Além de Jack, Arnaldo Freitas (violeiro e compositor), Maurício Bussab (empreendedor) e Toninho Horta (compositor, produtor e guitarrista), compõem o time de curadores da Tenda Sonora, nessa que é sua primeira edição.
Ao ser questionado sobre o porquê do conceito “mineiridade” ser um dos critérios de avaliação, Morleno, assistente de produção do festival, respondeu que esse foi um dos argumentos usados para que o projeto fosse aprovado na lei de incentivo fiscal. Os competidores tiveram a liberdade para trabalhar com esse tema da forma que quisessem, nas letras de suas músicas, na melodia, no vestuário, mesmo não sendo mineiros.
O evento conta ainda com as presenças ilustres de Jão, Melim e Minimal, todos se apresentando pela primeira vez em Uberlândia. A cidade é a 9ª das anunciadas até agora como palco para a turnê de Jão com seu primeiro álbum, Lobos. A banda Melim também está em turnê apresentando seu álbum único, Melim. Por fim, a banda mineira Minimal aproveitará da oportunidade para divulgar mais suas músicas de estilo indie presentes no “EP” ...crush.
A entrada para a Tenda será gratuita. O público não precisará pagar nada para assistir aos vencedores da competição e aos artistas convidados. Esse fato influenciou muitas pessoas a confirmarem presença no evento, como é o caso de Eduarda Yamaguchi, estudante de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Eduarda conta que não conhece as bandas que tocarão, mas que está muito contente por ter a possibilidade de poder conhece-las gratuitamente. Ainda comenta sobre como é importante que os shoppings tomem iniciativa para sediar eventos como esse, tanto para a aproximação da cultura com os cidadãos, quanto para a própria movimentação do mercado do shopping.
Comments