[Opinião] Quatro filmes que merecem destaque pelas trilhas sonoras
- 4Estações
- 7 de jul. de 2023
- 5 min de leitura
Selecionamos curiosidades e músicas de alguns dos melhores lançamentos até agora
por Suianne Souza e Laura Justino

Metade do ano já se foi e alguns dos filmes mais esperados de 2023 foram lançados nos cinemas e nas plataformas digitais. Do lado de cá, também adoramos conferir as novidades nas telonas e claro que uma das coisas que mais chamam nossa atenção são as trilhas sonoras.
Até o momento, muitas produções merecem atenção pela composição e escolha musical das tramas. Selecionamos quatro filmes que foram lançados recentemente e acertaram em cheio nas trilhas sonoras, venha conferir!
Guardiões da Galáxia Vol. 3

O terceiro e último filme da franquia Guardiões da Galáxia prometeu muito e entregou mais ainda. Dessa vez, acompanhamos a tentativa do grupo de heróis criarem raízes em “Luganenhum”, ao mesmo tempo em que são obrigados a lidar com a volta do passado de Rocket (Bradley Cooper) e a tentativa de Quill (Chris Pratt) em superar a perda de Gamora (Zoe Saldaña).
A trilha sonora do filme foi divulgada pelo diretor James Gunn antes do lançamento do filme e já causou um rebuliço na internet. A escolha foi semelhante a dos dois primeiros filmes, que trazem uma esfera de nostalgia e encaixa perfeitamente nas cenas de ação do filme. Guardiões da Galáxia Vol. 3 fez juz ao histórico.
A trilha conta com 17, entre elas a icônica música Creep de Radiohead em uma versão acústica que apareceu nas cenas iniciais e marca o telespectador. Estão presentes também We Care A Lot de Faith no More e I’m Always Chasing Rainbows, de Alice Cooper, que falam sobre a busca de significado na vida, o que mostra que a escolha das músicas também foi uma tentativa de exprimir o momento pelo qual os protagonistas passam.
Outra música selecionada para compor a trilha foi Dog Days Are Over, da banda britânica Florence + The Machine, em uma cena onde nossos heróis dançam juntos ao som da canção. Ao assistir a cena, Florence se emocionou e fez uma publicação no Twitter onde escreveu: “Muito obrigada a todos por esse momento. A garotinha obcecada por super-heróis que existe em mim não consegue acreditar que isso aconteceu”.
Confira a playlist oficial da Marvel:
Homem Aranha: Através do Aranhaverso

Outro filme que não podemos deixar de fora desta lista é Homem Aranha: Através do Aranhaverso. Após o sucesso das músicas originais do primeiro filme, Homem Aranha: Além do Aranhaverso, as expectativas para a trilha sonora da sequência eram altas e foram superadas.
O álbum produzido pelo produtor executivo Metro Booming para o filme estreou em segundo lugar na Billboard 200 e alcançou a Dupla Platina como trilha sonora mais vendida do ano, com mais de 10 bilhões de reproduções.
O disco conta com 13 faixas e a participação de estrelas como Future, Don Toliver, 21 Savage, Offset, Coi Leray, Lil Uzi Vert, Swae Lee, A Boogie wit da Hoodie, A$AP Rocky, Nav, JID, James Blake e Wizkid, entre outros.
Essa é a primeira experiência de Metro Boomin com produção de trilhas sonoras. O artista já foi indicado ao Grammy Awards. “O conceito para a próxima parcela da história de Miles exigia um colaborador musical contemporâneo e culturalmente significativo. Metro Boomin foi claramente a voz cultural perfeita para esculpir o ambiente musical para apoiar este incrível próximo capítulo”, declarou Spring Aspers, presidente de música da Sony Pictures, a plataforma oficial da Universal Music Brasil.
Confira a trilha sonora no álbum oficial:
Top Gun

Conflitos em aviões de caça, a adrenalina do voo e um intenso romance no chão. Tudo isso marcado por uma trilha sonora que torna inesquecível a experiência de assistir aos dois filmes da franquia Top Gun.
Logo no início do Ases Indomáveis, o primeiro longa lançado em 1986, aviões decolam da base ao som de Danger Zone. A letra da música indica: “Acelerando o seu motor, ouça ele rugir. Metal sob tensão, você começa a tocar e ir. Estrada para a zona de perigo. Pilote para a zona de perigo” (tradução literal).
Para a surpresa dos fãs, esse momento se repete no início do segundo longa, lançado em 2022, também estrelado pelo renomado ator Tom Cruise. Que nostalgia a música traz logo no começo de Top Gun: Maverick!
Essa relação entre os dois filmes abala a emoção do fã e persiste durante toda a narrativa. Em Ases Indomáveis, Nick Goose, parceiro do protagonista Maverick, canta e toca no piano a melodia Great Balls of Fire, na companhia da esposa, filho e amigos, em um bar onde os pilotos da marinha interagem entre si. Mais tarde, em Maverick, quem aparece cantando Great Balls of Fire é o Rooster, filho do Goose, que faleceu nos braços do melhor amigo e parceiro durante uma missão.
Novidades de sucesso
I Ain’t Worried, da banda OneRepublic, sobre durante imagens de um amigável e diferente partida de futebol americano, jogada em uma praia, pelos melhores pilotos que conseguiram entrar para a academia Top Gun, que em nossa realidade se chama Escola de Armas de Caças Marinhas.
O tema que lidera o Top Gun: Maverick é Hold My Hand, de Lady Gaga, que logo conquistou o segundo lugar da Billboard na semana de lançamento do filme e contribuiu para o reconhecimento do longa, que faturou 887 milhões de dólares em 2022 e é o melhor desempenho comercial de Tom Cruise.
Take My Breath Away
A música mais ouvida da banda Berlin é o tema que geralmente é associado quando falamos de Top Gun. Take My Breath Away, em 1986, que conquistou o prêmio de Melhor Canção Original na edição do Globo de Ouro daquele ano. A direção da trilha sonora foi do Harold Faltermeyer.
Transformers: O Despertar das Feras

Este é o sétimo filme da saga e tem uma trilha sonora diferente do habitual. O que antes era voltado para o pop e pop rock, agora é marcado pelo rap. Acesse a playlist oficial aqui.
A banda Linkin Park era frequentemente relacionada aos filmes. No primeiro (2007), a música What I've Done conquistou a admiração dos fãs. Em Transformers: o Lado Oculto da Lua, um dos principais temas foi "Irridescent", também do Linkin Park.
O novo longa, dirigido por Steven Caple Jr., tem a narrativa voltada para vivência dos autobots nos anos 1990. O rap e o hip hop tomam a cena, contando com nomes como Wu-Tang Clan, The Notorious B.I.G., Black Sheep, além de Tobe Nwigwe, que também integra o elenco do filme. Além disso, durante os tradicionais discursos de Optimus Prime, um dos principais autobots que protagonizam o filme, a tradição de tocar uma melodia que levanta a sensação de glória continua. Ouça uma das músicas que compõem a trilha sonora:
Conte a sua opinião!
E para você? A trilha sonora de qual filme se destaca e tem aquele cantinho no seu coração? Queremos saber!
Deixe o seu comentário e também interaja em nossas redes sociais.
As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do 4Estações.
Comments